terça-feira, 5 de maio de 2009

História: O Garoto de Waterloo

- Artigo retirado da reportagem "Pioneiros da Modernização" da Revista o Sulco edição nº. 19. Reportagem de Odilon Guimarães.

Relíquia da História, o trator Waterloo Boy - O garoto de Waterloo

" - As primeiras experiências de produção de tratores com motor a gasolina ou querosene foram feitas ainda no final do século XIX. Um dos pioneiros a ter sucesso na construção do equipamento, o norte-americano John Froelich criou uma empresa na cidade de Waterloo, no estado de Iowa, para produzir tratores e motores. Waterloo Boy foi primeiramente o nome dado a um motor a gasolina produzido pela empresa a
partir de 1904. Oito anos depois, o nome também foi dado ao trator que passou a ser fabricado em série pela Waterloo Gasoline Engine Company.
- Na época, a Deere & Company já tinha várias fábricas nos Estados Unidos e Canadá, mas sua diretoria ainda hesitava sobre a conveniência de passar a produzir o novo equipamento. Algumas tentativas de criar um projeto próprio de trator não foram bem sucedidas. Em 1918, a John Deere decidiu comprar a empresa de Iowa e o Waterloo Boy passou a fazer parte de sua linha de produtos.
- O Waterloo Boy exposto no museu foi produzido em 1918. Ele foi doado na década de 60 por um agrônomo paulista ao IAC -Instituto Agronômico de Campinas (SP). Cedido para a John Deere, o trator pioneiro foi restaurado por Wilson Krause, funcionário aposentado, com 32 anos de trabalho na indústria e muito conhecimento sobre metalurgia e motores.
- Foram quatro meses de trabalho para recuperar o motor e as características originais do modelo. A principal dificuldade foi fazer funcionar o motor, diz Krause. “Na parte da ignição, tive que procurar um magneto para produzir a faísca e foi difícil achar o ponto de explosão, mas deixei o motor funcionando”, ele afirma.
- O Waterloo Boy foi fabricado pela John Deere até 1923, quando a empresa passou a produzir o modelo D. A simplicidade para a sua utilização e a força e capacidade de trabalho com implementos fizeram do novo modelo um dos mais bem sucedidos da história da John Deere e de toda a indústria mundial de tratores. Ele foi fabricado durante 30 anos, até 1953."



- Na foto menor, o trator Waterloo Boy de 1918, provavelmete único exemplar no Brasil, ao lado do moderno modelo 7715, na data da inauguração da fábrica de Montenegro do Grupo John Deere no país.

 
- Nesta foto o trator Waterloo Boy exposto no museu de tratores da empresa Agromen.

Um comentário:

maicon tirol disse...

realmente uma raridade e tanto...