quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fotos Antigas: Tratores na Estação Experimental de Machado - MG

- As fotos a seguir retirei do Arquivo Público Mineiro. São fotos datadas de 1953, e mostram tratores em diferentes atividades na Estação Experimental da cidade de Machado - MG.

- A descrição desta primeira foto no site está assim: "Demonstração do funcionamento do trator Fergusch". Na realidade se trata de um trator alemão da marca LHB puxando um arado de arrasto em uma demonstração. Alguém deve ter confundido o nome do trator, ou associado a palavra a marca de tratores Ferguson.

- Esta segunda bela foto nos mostra por volta de sete tratores Ford, todos equipados com implementos Dearborn - Ford, como plaina, grade de discos, arado de aivecas, arado de discos, broca furadeira, entre outros. A descrição da foto no site é: "Tratores Fordson da Estação Experimental".

- Esta última foto tem a seguinte descrição: "Máquina de preparação do solo para cultivo de cana-de-açúcar". O mais curioso desta foto é que tenho uma propaganda antiga que retirei de uma revista de agricultura da década de 50 chamada A Fazenda, e as máquinas, da foto e da propaganda, coincidem em muitos detalhes.

- Esta máquina da propaganda é da marca americana Thomson Machinery, e mostra o modelo XTD equipado com motor GM e tração nas quatro rodas. Existia uma outra versão sem a tração. Este trator da propaganda na minha opinião é o mesmo da foto em demonstração na Estação Experimental.

Nenhum comentário: