sexta-feira, 23 de março de 2012

Fotos Antigas: Festa do Arroz de São João do Polêsine - RS

- Festa do arroz, desfiles, cidade do Rio Grande do Sul e imigrantes europeus são ingredientes para se encontrar ótimas fotos antigas. E foi o que aconteceu, desta vez por sinal com muita sorte, ao encontrar a página da cidade de São João do Polêsine - RS com fotos antigas da Festa do Arroz, realizada na década de 50.

- São João do Polêsine é uma pequena cidade do interior gaúcho,  com cerca de 3 mil habitantes. Nasceu da união da religiosidade e da saudade da velha terra. Uma forma de agradecer ao Padroeiro São João Batista a boa acolhida na terra nova e manter viva na lembrança a Polêsine das planícies do Rio Pôm no norte da Itália. Situada na parte central do Vale do Jacuí, está a 45 quilômetros de Santa Maria e integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Estado.

- As fotos são registro sensacionais, raríssimos e únicos. Isso porque dificilmente veremos um acervo fotográfico antigo, onde aparecem tratores de varias  marcas e modelos diferentes. Todas as fotos são créditos do álbum de fotos da página www.polesine.com.br, de onde as retirei.

http://www.polesine.com.br/images/cidade/1arroz/fotos.php?foto=1

- Nesta foto: Hanomag R45, MAN Ackerdiesel, Hanomag R45 com rodas de ferro, outro Hanomag menor talvez um R35, outro modelo de Hanomag com rodas de ferro e por último um Cockshutt. No fundo diversos caminhões Ford.

- Trator Urus Allrad 4x4 seguido de um Lanz Bulldog (reparem as rodas de ferro lisa, sem garras), além de caminhões e trilhadeiras de arroz.

- Hanomag R45 equipado com rodas de ferro alargadas rebocando uma trilhadeira de arroz.

- Mais raridades: Trator Steyr seguido de um alemão Orenstein & Koppel ou O&K. Lá no fundo o já "antigo para a época", o Fordson dos anos 20, equipado com paralamas!

- No meio de tanto trator europeu, uma marca americana (mas fabricada na França ou Alemanha) McCormick Deering, modelo ainda não identificado.

- Fordson Major puxando uma carreta, ao seu lado um pequeno Lanz Bulldog. Lá atrás um Zetor 25 seguido de um americano Oliver, modelo não identificado.

- Fordson Power Major puxando a carreta certamente com autoridades. Lá atrás, um Lanz Bulldog com rodas de ferro bem largas, usadas na cultura do arroz.

- Hanomag R45, Zetor 25, Steyr e O&K.

- Trator Lanz Bulldog tendo a sua frente uma "mula-mecânica" as pequenas enxadas rotativas motorizadas.

- Zetor 25 K (rodeiro alto e fino), seguido do Urus Allrad, trator equipado na época com tração nas quatro rodas

- Trator Fordson Major com pneus arrozeiros (acredito que novidade para época), rebocando uma das carretas enfeitadas para o desfile. Ao seu lado trator não identificado.

- Última foto, encerrando com chave de ouro! Reparem que esta é a primeira foto da postagem porém tirada na posição inversa, talvez da janela do prédio que aparece atrás dos tratores na primeira foto. Nesta foto no canto inferior direito podemos conferir o Fordson 1920 de costas, e ao seu lado esquerdo um grande trator com rodas de ferro. Lá no fundo ainda dá pra se identificar dois Zetor 25 e no canto direito um Lanz Bulldog.


Nenhum comentário: