quinta-feira, 19 de abril de 2012

Encontramos o avô dos tratores Massey

"PROCURÁVAMOS O AVÔ DESTE TRATOR! ENCONTRAMOS O BISAVÔ DELE!"

- Com este recorte retirado da edição 15, do informe Campo Aberto Massey Ferguson, dou início a postagem que desvenda o ganhador da famosa promoção no Brasil!

- Na década de 80, mais precisamente em 1985, a Massey Ferguson procurava o avô dos tratores Massey, conforme propaganda a baixa, que já foi tema do blog nesta postagem: "A Procura do avô deste trator!".

- Esta propaganda retirei de uma revista Globo Rural, e na época desconhecia qualquer outra informação sobre a promoção da Massey Ferguson.

- Nesta pequena nota, que retirei da edição nº 02 do informe Campo Aberto de Maio/Junho de 1984, a Massey já iniciava a divulgação da futura promoção, que teria seu ganhador revelado um ano e meio depois!

- Para nossa sorte, nestes últimos meses a Massey Ferguson está com uma nova promoção: Quem ajudar a empresa com edições antigas do informe "Campo Aberto" irá ganhar um Kit promocial da empresa! Detalhes da promoção podem ser vistos aqui: www.portalcampoaberto.com.br/pt/resgate.php

- A empresa também disponibilizou em sua página, várias edições antigas do informe "Campo Aberto", e foi lendo a edição nº 07 - Janeiro/Fevereiro de 1986, que descobri não só quem foi o ganhador, mas também que modelo de trator foi escolhido como o mais antigo da Massey no Brasil, e também no mundo! (Detalhe: a promoção foi a nível mundial!)

- As edições do informe Campo Aberto - Massey Ferguson, que a empresa conseguiu reunir, podem ser vistas em forma digital - arquivo .pdf, nesta página: www.portalcampoaberto.com.br/pt/revista_virtual.php?idm=pt

- A empresa ainda busca algumas edições perdidas do informe, por isto a nova promoção para que agricultores do Brasil todo ajudem a resgatar todas as edições do informe!

"50 ANOS DE BONS SERVIÇOS"


- Foi então nesta edição, nº 07, que a Massey Ferguson terminou sua promoção e divulgou aos agricultores de todo o país o então ganhador de um Massey Ferguson novinho!


"Depois de mais de cinquenta anos de serviços prestados à agricultura brasileira e ao homem do campo, agora o velho Massey Harris modelo 25 vai ficar exposto na fábrica da MF em Canoas, no Rio Grande do Sul, contando aos visitantes um pouco da história da mecanização agrícola no Brasil. Com suas rodas de ferro, a pintura gasta pelo tempo, mas ainda em perfeito estado de funcionamento, o modelo pertencia ao sr. Lourenço Edwino Scheffel, de Rincão dos Cabrais, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. Ele foi o vencedor do concurso promovido pela fábrica para homenagear o centenário de Harry Ferguson seu fundador.

Concurso Nacional

Este concurso foi promovido no mundo inteiro, e entre os meses de abril e maio de 1984, mais de 10 mil proprietários se inscreveram, da Inglaterra à Tanzania, da Suiça à Nova Zelândia, passando até pela Noruega. O modelo mais antigo de cada país foi trocado na fábrica por um zero quilômetro. Em todo o mundo, o trator mais antigo localizado com este concurso foi o Massey Harris fabricado em 1918. Ele pertencia ao sr. Orland Nicholson, de Ontário, no Canadá, e curiosamente era o Massey Harris número 2. Mais curioso ainda é o fato de que o modelo ainda estava em plena atividade na propriedade de 100 hectares do sr. Nicholson. Assim como os demais modelos mais antigos de cada país, o Massey Harris localizado em Cachoeira do Sul será totalmente reformado, e será preservado como patrimônio histórico da Massey Ferguson. Fabricado em 1934, ele foi apresentado em 1956 ao então presidente Juscelino Kubitschek, durante a Festa Nacional do Trigo, como sendo um dos primeiros tratores a operar no País. Hoje ele é também a maior prova de que os produtos Massey Ferguson são os mais duráveis do mercado."

** Trecho retirado do Informe Campo Aberto - Massey Ferguson, nº 07 - Janeiro/Fevereiro de 1986.

Um comentário:

Elemar Altermann disse...

eu ja tinha comentado sobre este trator aqui elemar sta, cruz do sul rs