segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fotos Antigas: Instituto Rio Grandense do Arroz

- O amigo Erodes Armendaris Acosta, de Santa Vitória do Palmar - RS, me envitou estas fotos que pertencem ao arquivo do IRGA - Instituto Rio Grandense do Arroz - www.irga.rs.gov.br. As fotos foram "achadas" pelo Erodes durante uma de suas pesquisas para seu novo livro "Santa Vitória dos Arrozais", e depois de emprestadas do instituto e digitalizadas ele me enviou as que mostravam máquinas agrícolas.

- Erodes Armendaris Acosta é, agricultor, e também escritor. Seu primeiro livro "A Estância Ovelheira", conta um pouco da história do início da colonização do Rio Grande do Sul e da formação dos rebanhos ovelheiros naquele estado, e em algumas regiões. Seu segundo livro "Santa Vitória dos Arrozais" que será lançado até o final deste ano, dá sequência ao primeiro e começa a contar a história do arroz no estado do Rio Grande do Sul e principalmente naquela região bem ao sul do estado, Santa Vitória do Palmar.

- As fotos que ele me enviou são de grande colaboração para este blog e principalmente para a história da agricultura em nosso país. Procurei colocá-las em uma sequência cronológica e os comentários seguem abaixo.

- Nesta primeira foto dois tratores Fordson puxando ceifadeiras. Reparem as garras das rodas de ferro dos tratores, diferente das originais e mais comumente vistas nos Fordson modelo F. Provavelmente usadas devido ao tipo de solo. Na descrição: "Granja Progresso, Gravataí, de Alberto Bins. Duas ceifadeiras trabalhando."


- Duas fotos parecidas. Na primeira um trator McCormick Deering W-6 tocando através da polia e correia uma trilhadeira de arroz. Na segunda foto, também fazendo usa da polia e correia, um trator Case tocando bomba d´água para levar água aos canais do arrozal.

- Trator International W-9 semando o arroz no campo já preparado.


- Duas máquinas de esteiras. A primeira uma International TD-6 rebocando um arado gladiador. Na segunda foto, uma esteira Caterpillar Diesel bem antiga, porém já com lâmina de pistão hidráulico.

- Foto curiosa. Um trator Allis Chalmers WC Road Grader. Este não era bem um "trator" e sim uma patrola niveladora montada sobre um trator Allis Chalmers. Porém devido a necessidade, retiraram a plaina niveladora e usavam o trator pare rebocar carretas (que também eram carroças adaptadas) como na foto!

- Trator MAP, Francês, puxando arado.

- Grande trator Case, provavelmente diesel, com uma enorme plaina niveladora de terrenos.

- Trator Ferguson a gasolina e um arado de duas bacias também Ferguson.

- O já nacional trator CBT 1090 A, equipado com motor Perkins e esteiras traseiras!

- Nesta última foto a colheitadeira Case e o Massey Ferguson 65x

3 comentários:

Matoso disse...

Bacana,parabens pelo blog.

TiagoTamiozzo disse...

Cara, uma vez visitei um produtor de arroz em Uruguaiana-RS, e ele comentou do seu cbt e que tinha as esteiras, nao acreditei, pois nunca tinha visto falar, ai ele me mostrou. Minha maior curiosidade era de ver um cbt com uma esteira, matei minha curiosidade com esta foto....

acepevsolidao disse...

Meu tio trabalhou na CBT nos anos 70, ele tem fotos dele ao lado de um CBT de esteiras.