quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fotos Antigas: Tratores da Fazenda São Jerônimo em Araras - SP

- Estes dias encontrei no álbum picasaweb.google.com/JCLGrego que pertence a José Cláudio Grego, estas raras e belas imagens!

- Segundo José Cláudio, as duas fotos mostram seu tio trabalhando na Fazenda São Jerônimo, no município de Cordeirópolis - SP. Tempos depois a fazenda passou a pertencer a Usina São João da cidade de Araras-SP. Segundo ele, na fazenda haviam dois tratores Caterpillar, um D4 e um D8, utilizados na terraplenagem das estradas e em serviços diversos.

- Nas fotos podemos conferir um trator Case "alto", próprio para as lavouras de cana de açúcar, e  um trator Thomson da Allis Chalmers, este porém não era um "modelo alto" e sim um trator específico para este tipo de cultura. Existiu também este mesmo modelo de trator Thomson porém com tração nas quatro rodas.

- Os tratores Thomson já apareceram no blog nesta postagem e nestas fotos.  Curiosamente o de Quissamã - RJ está em uma região onde também existiram usinas de cana de açúcar.

- Certamente na época de trabalho desses tratores a cana de açúcar gerava cachaça e o açúcar, o álcool só seria produzido em larga escala tempos depois na década de 80.



Um comentário:

Anônimo disse...

Caro trator antigo, o senhor será processado por roubar minhas fotos...
...brincadeira.
É uma satisfação ver as minhas fotos ilustrando esse blog de grande conteúdo custural e histórico.
Essas duas fotos são mesmo do Trator com o qual meu tio (empregado) trabalhava, na Fazenda São Jerônimo, na verdade, Municipio de Cordeirópolis, mas que se dava comercialmente mais com Limeira-SP e que por fim foi juntada à Usina São João em Araras-SP. Lá também havia dois tratores Caterpillar D4 e D8 e um que aplainava terreno e estradas.
José Claudio Grego-Limeira-SP