sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Curiosidades: A enxada e o Trator

“Nós brasileiros, pecamos por não dar o devido valor para com nossos costumes, para com as nossas tradições, por não registrarmos dados, fatos e datas importantes com relação à nossa história. Assim, quando sobram alguns registros, alguma lembrança, são sempre pedações de uma história mutilada, incompleta, distorcida e obscurecida pelo descaso ou inconsciência do seu valor prático, histórico e cultural no correr dos eventos, ou ainda, pelo nosso descompromisso para com o futuro” (VIRGILIO, 2003, p.11).

- O título acima se refere ao trabalho de Dissertação de Mestrado da jornalista e pesquisadora Joana Casturina da Silva, a qual me enviou seu trabalho que direta ou indiretamente, aborda o mesmo tema deste blog. O intuito de resgatar e tentar entender porque poucas pessoas dão valor ao nosso passado, nossa história, principalmente em nosso país Brasil, onde a agricultura foi a responsável pelo nosso desenvolvimento, pela vinda de famílias de imigrantes, pelo povoamento desse país! 

- A dissertação traça um histórico da agricultura no Brasil abordando os "objetos" desde o arado de tração animal a chegar na mecanização agricola com o emprego do trator. Um capítulo importante a parte a respeito da CBT - Companhia Brasileira de Tratores, sendo a primeira e unica (digamos assim) empresa a produzir um trator nacional. Fica aqui a dica para leitura da dissertação!






Um comentário:

daniel disse...

melhores tratores da época e até hoje estão trabalhando pelo país todo