terça-feira, 23 de outubro de 2012

Curiosidades: O Allis Chalmers mais veloz do mundo!

- Mesmo não sendo fã de provas onde os tratores são "modificados" para desempenharem papéis parecidos com o de automóveis, achei essas fotos antigas interessantes e coloco aqui no blog como curiosidade.

- Os estado unidenses tem idéia pra tudo, e lá pelos anos 30, o piloto Ab Jenkins marcou um novo recorde de velocidade com um trator Allis Chalmers. O trator era equipado com pneus Firestone (notem a placa de propaganda já naquela época), e a velocidade alcançada foi de 65.45 milhas por hora, ou aproximadamente uns 105 km/h, em 20 de setembro de 1934.








- A real história dos tratores recordistas de velocidade foi uma forma de "marketing" dos anos 30, da empresa Allis Chalmers Tractors e seu responsável o sr. Harry Merritt. A empresa começou a desenvolver pneus de borracha para seu trator Allis Chalmers modelo U, em uma época que os pneus de borracha já se mostravam uma inovação e uma corrida para quem conseguisse desenvolver a tecnologia primeiro.

- Em conjunto com a Firestone, diversos testes forem feitos. Inciaram usando pneus de aviões na traseira, e pneus de caminhões na dianteira, todos lisos, sem garras. O problema maior foi a pressão, que não dava o desempenho esperado ao trator, sendo que nessa parte ele perdia para a melhor tração dos tratores equipados com rodas de ferro. Foi em um destes teste que alguns engenheiros da Allis Chalmers resolveram baixar a pressão do pneu, algo simples, tendo como resultado um sucesso absoluto!

- Foi então que Harry Merrit começou a promover demonstrações em campo onde comparava os mesmos tratores Allis Chalmers U, um equipado com rodas de ferro, e outro equipado com pneus de borracha. Como as demonstrações agrícolas não atraíam público suficiente, Harry equipou alguns modelos de tratores com uma quarta marcha de alta velocidade, e contratou alguns pilotos famosos de carros de velocidade.

- A partir daí começaram diversos shows com os tratores velozes da Allis Chalmers. A partir de 1933 em diante, os pilotos Frank Brisko, Barney Oldfield e Ab Jenkins (do recorde acima) se exibiram para um público de mais de um milhão de pessoas em diversos shows pelo país. Frank Brisko marcou e mantém até hoje o recorde de velocidade com um trator, com a marca de 67.877 milhas por hora (aproximadamente 110 km/h).

- Mais do que um show de velocidade e o desenvolvimento dos pneus de borracha, a idéia de Harry Merritt foi uma bem idealizada jogada publicitária, que trouxe como resultado a associação do desenvolvimento de pneus de borracha para tratores à empresa Allis Chalmers até hoje!


- Mais três páginas que falam a respeito dos shows de velocidade dos  tratores Allis Chalmers e o recorde de velocidade:

Nenhum comentário: