quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fotos Antigas: O Farmall Primo Pobre em Arroio Grande - RS

- Interessante foto retirada do blog autoretratopedro.blogspot.com.br, onde aparece um trator Farmall durante o protesto de arrozeiros na cidade de Arroio Grande - Rio Grande do Sul. Essa foto é uma prova que desde as primeiras décadas a agricultura já era algo complicado em nosso país.

- Na frente do trator Farmall, uma motoniveladora de porte médio, reparem o tamanho dos pneus traseiros e também o lugar do maquinista. Atrás ainda vem um caminhão Ford e outro que não sei o modelo.

- Curioso a faixa na frente do trator Farmall "PRIMO POBRE". Porque será? Certamente algo relacionado ao protesto, mas fiquei curioso em saber o porque de usarem essa expressão. Outra curiosidade são os pneus do trator Farmall, pois não são os pneus agrícolas (originais do trator), nem pneus arrozeiros (usados naquela região), e sim pneus industriais. Pode ser que esse trator, assim como a motoniveladora a sua frente e os caminhões pertenciam a Prefeitura do Município.


- Esta segunda foto coloco apenas como curiosidade. É uma bela imagem! Na mesma avenida do protesto da foto acima, alguns anos antes, a junta de bois puxava o gerador de energia da cidade. Essa foto é o retrator de como era o transporte em alguns lugares, mesmo quando já existiam carros, caminhões e tratores (reparem o automóvel atrás da junta de bois).


4 comentários:

Anônimo disse...

O terceiro caminhão é um FNM

Anônimo disse...

Atras do caminhão ford é um FNM

Anônimo disse...

O terceiro caminhão é FNM mod D9500 cabine mod 800BR ano 1952,espero ter ajudado

André Luis Machado disse...

atraz do trator para mim, parece um caminhao Chevrolet americano de 1941.