sexta-feira, 1 de março de 2013

Relíquias do Brasil - Parte V - Pavesi P5

- O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

- Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

- Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos "na mala" pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

Relíquias do nosso Brasil - Trator Caminhão Pavesi P5


- Esta curiosa e antiga máquina está mais para uso militar do que agrícola, porém se tratando de uma relíquia perdida em nosso país, e sendo ela também uma máquina para uso agrícola, aqui vai um breve histórico do caminhão trator italiano PAVESI P5.




- Este Trator-caminhão militar PAVESI P5 é muito antigo, não sei dizer o seu ano exato, mas não deve passar da década de 1930. As fotos acima me foram enviadas por um leitor do blog, após um comentário em um fórum da Abradif, onde ele dizia conhecer uma máquina antiga que não sabia bem o que era mas se parecia com um trator. As fotos e as informações batem, pois este Pavesi do Brasil está numa antiga colônia italiana no centro-oeste do país.

- Depois de receber as fotos fiquei um bom tempo tentando identificar qual marca e modelo seria. Um tempo depois encontrei um artigo na página portuguesa www.abolsamia.pt e numa das fotos algo se parecia muito com a máquina não identificada das fotos.

- Muita pesquisa na internet e felizmente desvendamos o mistério:  a máquina é um trator-caminhão militar feito pela Pavesi (Italiana) para uso militar e agrícola. Possui tração nas quatro rodas (4x4) e podia se torcer verticalmente e horizontalmente no eixo que une as duas partes (conforme a foto abaixo).


- Suas rodas possuem um rodado de borracha maciça, e garras de ferro que podem ser dobradas para o uso como um trator.



- Muito interessante saber da existência de uma máquina dessas em nosso país. Com toda certeza é uma máquina única que veio "na mala" de algum imigrante italiano, ou mesmo trazida pra cá por algum acordo de governos militares na época.

2 comentários:

Anônimo disse...

tem um colecionador de tratores em cruz alta na saida para ijui voce que gosta do assunto valeria uma investigacão fica junto a um grande pavilhão a beira do asfalto fica a dica elemar sta cruz do sul rs.

Unknown disse...

Olá, sabe aonde tem um trator deste?