sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fotos Antigas: F. Upton & Cº. Automóveis e Machinas para Lavoura

- F. Upton & Cº. - Importadores de Machinas para Lavoura. Sócios: Frederico Archer Upton e Thomas Joseph Rowley. Casa fundada em 1875. Casa Matriz: Largo de São Bento nº 12 - São Paulo. Casa Filial: Avenida Rio Branco nº 18 - Rio de Janeiro.

- Mais um envio do leitor José Henrique Júnior. Na época deste catálogo ainda nem existiam tratores! As máquinas para lavoura se baseavam em moinhos, ferramentas para animais, engenhos, etc.

- A foto é a capa de um catálogo de produtos para lavoura dos importadores F. Upton & Cº. Mesmo desenhado o mais interessante é poder ver como era a faxada dos prédios da empresa tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.

- Nas duas fotos seguintes, descrição dos produtos engenho de cana "Chattanooga" e alambiques que deviam ser de fabricação própria.





Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Senhor responsável pelo "tratores antigos". Nasci e creci num sítio no município de Pederneiras/SP. No início da década de 60, houve uma considerável expanção na cultura da cana de açúcar naquela região. A usina São José existente até hoje no vizinho município de Macatuba/SP, arrendou muitos alquieres na região. para preparar a terra para o plantio da cana ela utilizava uma frota de tratores de diversas marcas, tais como: Hanomag, Zadrugar, Fiat, Farmal, etc. O que chamava a nossa atenção era um trator de esteiras Fiat que no lugar das alavancas de comando (direita/esquerda) e tinha um volante que o operador virava, para a direitas ou esquerda, 1/4 ou 1/2 volta e fazia as vezes das alavancas de comando. Girava o volante e pisava no pedal e a máquina ia para a direita ou esquerda. Quando descobri esta página fui logo procurar o tal trator de esteiras com volante, porém, não o encontrei aqui nem tampouco em outros sites correlatos, se V.Sª souber algo a respeito dessa máquina, queira por gentileza postar algo a respeito da mesma. Desde já agradeço pela paciência e atenção. Nelson Pinto. ncpnelson@hotmail.com