terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Fotos Antigas: Embarque de uma Cletrac 1919

- Raríssima imagem enviada pelo leitor Pedro Cunha onde registrou-se o embarque da pequena máquina de esteiras da marca Cletrac em algum porto no Rio de Janeiro ou no Espírito Santo.

- Apesar do tamanho, a qualidade da foto não nos ajuda muito a identificar o modelo, que arrisco dizer ser uma Cletrac Model W 12-20 de 1919 !!!

- A foto veio da página no Facebook Fotos Antigas do Espírito Santo, e tem como descrição: "Embarque do tractor Cletrac, adquirido à firma Oscar Taves & Cia, do Rio de Janeiro, pelos seus representantes nesta praça, srs. Cerqueira & Cia, para o sr. Filogonio Peixoto, proprietário da grande fazenda de cacáo Maria Bonita, à margem do Rio Dôce, neste Estado."

- Pelo que entendi os importadores seriam a empresa Oscar Taves & Cia do Rio de Janeiro, que revenderam para o representante do Espírito Santo, sr. Cerqueira & Cia que por fim vendeu a máquina ao fazendeiro Filogonio.

- Surpreendente uma imagem como esta, retratando o embarque de um trator, e que nos leva a saber que o sr. Filogonio não importou pessoalmente esta Cletrac, e sim comprou-a através dos representantes citados. Esta foto não deve passar do ano de 1925, e quebra paradigmas a respeito dos primeiros tratores a virem para o Brasil, ainda mais sendo este um trator vendido por representantes brasileiros!


Nenhum comentário: