sexta-feira, 21 de março de 2014

Histórias: A historieta do TORNA-PÓ

- História e imagem retiradas do blog do cientista social e pesquisador sr. Adalberto Day - adalbertoday.blogspot.com.br, com pequenas alterações no texto.

"Apresentamos hoje mais uma crônica belíssima, com o renomado Niels Deeke - Memorialista em Blumenau:

Um Colossal e ciclópico engenho que, em 1952, escavou o solo de Blumenau. A historieta do ¨ TORNA-PÓ ¨ - um trator gigantesco, adquirido por Hercílio Deeke para a Prefeitura de Blumenau e que então deslumbrou-nos pela versatilidade das funções desempenhadas.

Transcorria o ano de 1952, quando foi adquirido, pela Prefeitura Municipal de Blumenau, um enorme trator com duas lâminas desbastadoras, uma dianteira e outra central, dotado de escarificadores, cilindros compressores - liso e denteado - e, ainda no intermédio da imensa estrutura, possuía a caçamba transportadora para cerca de seis metros cúbicos de terra. Movimentava-se sobre descomunais pneus que superavam a estatura de pessoa com 02 metros. O peso do monstrengo era tanto (Aprox. 40 toneladas) que para trazê-lo, apesar de desmontado em duas partes, do porto de Itajaí à Blumenau, foi necessário escorar diversas pontes da antiga estrada estadual ligando as duas cidades e, mesmo assim, a “Ponte das Canas”, ainda construída em madeira e que situava-se no limite entre Gaspar e Ilhota, foi irremediavelmente avariada e logo substituída, quando as despesas correram por conta da Prefeitura de Blumenau. Naquela época Ilhota ainda era distrito de Itajaí e então o Prefeito de Itajaí – Sr. Paulo Bauer precisou deslocar-se diversas vezes até os locais das avarias para acertar em conjunto com Hercílio Deeke os consertos necessários, pois o Estado eximiu-se de custear os reparos, cuja responsabilidade certamente cabia à Prefeitura de Blumenau. 

Sua marca era “LE TOURNEAU”, foram muito utilizados na construção das grandes rodovias – os chamados tratores transportadores com emblema “Euclid”. (Euclid Road Machinery Co.). O modelo importado pela P.M.B. (zero km) era denominado “ Tourna-Pull ” (Pull = de arrasto), denominação que continha expressão mista franco-anglicana e a qual os operários da prefeitura., transliterando a pronúncia do exótico termo, chamavam de “ TORNA-PÓ ”, em razão de não conseguirem articular aqueles vocábulos exóticos.
Observe-se que naquela época todo e qualquer serviço de Oficina, manutenção, consertos e reparos, dos veículos e máquinas da P.M.B. eram executados pelos mecânicos funcionários da prefeitura e no próprio recinto desta, em oficina adrede localizada nos fundos do Paço Municipal.

Posta em ação, rapidamente a potente máquina ¨Torna-Pó¨, demoliu o restante do antigo Morro dos Padres . Os terrenos que serviram para abrigar o “Parque de Diversões” construído especialmente para os festejos do “Centenário de Blumenau”, foram, então, definitivamente aterrados, bem como parte da depressão da lavoura dos padres, e ainda procedido o alargamento das ruas adjacentes. O trator, cerca de dois anos após a conclusão da remoção do morro até o ponto em que atualmente se encontra escavado e de ter alargado ruas na “Fortaleza” e Itoupava Norte, com destaque ao aterro e construção da galeria na foz do ribeirão da Toca da Onça na atual rua das Missões, bem como do leito desta, e do “Morro da Maternidade”, foi vendido em razão da absoluta impraticabilidade de seu emprego na continuidade dos serviços locais, cujas peças de reposição, por não haverem disponíveis no país, precisavam ser buscadas pessoalmente por funcionário da prefeitura no Uruguai, além de, no município, só haver um único tratorista capaz de manobrá-lo.

A máquina consta nos relatórios administrativos de Hercílio Deeke, ano 1952, página 18 como “Tournapull” modelo D. Roadmaster , adquirido por Cr$ 521.000,00, e, sem dúvida, naquele época, foi um “gigante na abertura das estradas de Blumenau”, além de ter sido, então, o maior dos complexos buldôzeres utilizados na abertura das estradas em Santa Catarina, razão porque é estranhável que administrações municipais bem mais recentes, numa época de tamanha tecnologia, não tenham se interessado na aquisição de tais rasgadores de estradas como este.

O Super Trator da P.M.B. - o monstrengo para a época - Le Tourneau Pull, - operando, por volta de 1952/53, na Rua Itajaí. O trator possuía outros equipamentos acopláveis que não constam da foto, como os escarificadores de solo e rolos compressores de compactação. (foto enviada por Wieland Luckfeld).

O tratorista do ¨Torna-Pó¨, cujo nome nos escapa à memória, era muito relacionado ao funcionário da prefeitura Sr. Alcides Corrêa da Costa, originário do nordeste do país (tinha um sotaque carregado e exercia cargo de fiscalização de obras da P.M.B.). Junto com o Sr. Alcides, e com toda sua família, esposa, filhos, parentes deste e o referido tratorista do “Torna-Pó”, enfim umas doze pessoas, segui  eu (Niels Deeke) no ano de 1952, em caminhão coberto de lona, transportando uma bateira e redes de pesca para acampar nos matos da última lagoa da Praia Brava, em Itajaí. Lá ficamos desde a noite de uma sexta-feira até domingo a tarde, pescando com redes de espera as tainhotas escondidas nos profundos solapões da margem do riacho. Reporto este episódio porque, enquanto refestelados nas redes de dormir, imaginávamos como seria produtiva a pesca acaso conseguíssemos esgotar toda a água da lagoa, rasgando um sulco de vazão para o mar fronteiro, e nisso o tratorista do ¨ Torna-Pó ¨, colega naquela pescaria, brincando dizia : ¨é tudo muito fácil, é só Niels conseguir autorização do pai para trazermos o ¨Torná-Pó ¨ que em menos de duas horas faço o canal e vocês poderão apanhá-las no seco e então comer tainhas o ano inteiro ¨. Ora, pois sim !

O trator “LeTorneaupull - Roadmaster”, - Torna-Pó - foi vendido, em 1953, pela P.M.B., à empresa “ETUC” (após Entuco), empresa de engenharia e empreiteira da qual era engº o Sr. Wilson Gonçalves, do Rio de Janeiro, pelos mesmos Cr$ 521.000,00 gastos na sua aquisição."

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