terça-feira, 23 de setembro de 2014

Fotos Antigas: Oficina de tratores em Bagé - RS

- Surpreendente foto que o amigo e leitor do blog, sr. Adolf Schartner, nos enviou esta semana. Na belíssima imagem, nada menos que sete tratores antigos de variadas épocas e nacionalidades!

- A imagem nos mostra como era o dia a dia na oficina do sr. Heinrich Kliewer (Henrique), no ano de 1961, interior do Rio Grande do Sul. Mais precisamente na Colônia Nova, interior do então município de Bagé, e que hoje pertence ao município de Aceguá.

- Quanto aos tratores...  no canto esquerdo um alemão dos anos 50, Urus Allrad 4x4, sem capô. No centro da foto um Fordson Major inglês também dos anos 50. O avô da turma com rodas de ferro, sem capô, sem motor e sem radiador eu arrisco ser um Massey Harris, ou até um John Deere dos anos 30, início da mecanização do Rio Grande do Sul.

- Na turma do fundo temos os presentes, Volvo da Suécia, talvez um MAN alemão, e dentro da garagem um Hanomag talvez R45 também da Alemanha. E no canto direito, passando quase despercebido entre o pneu do Hanomag e o paralama do Massey Harris, aparece a frente de um trator Lanz Bulldog ou Ursus, notada pelos radiadores, e faltando o escapamento, que talvez estivesse fora para a manutenção. Essa turma toda data lá do meio pro final da década de 50.

Nenhum comentário: