terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fotos Antigas: Allis Chalmers HD-11 em Toledo-PR

- Fechando o mês de setembro com as máquinas de esteiras, duas belas fotos do Arquivo Público do Paraná, acervo fotográfico de Moyses Lupion.

- As fotografias registram o momento da entrega do enorme trator Allis Chalmers modelo HD - 11, na cidade paranaense de Toledo, exatamente no dia 24 de junho de 1957. As duas fotos ainda tem uma dedicatória ao governador Lupion assinada pelo prefeito três dias depois.

- A máquina fazia parte do plano de reequipamento do governador, e foi direcionada a sede do Departamento de Fronteiras nº 12, conforme escrito no trator. Hoje de certa forma comuns, estes tratores pesavam mais de 20 mil kgs, e na época eram os maiores existentes. Um acontecimento notável para aquela data.



- Nas fotos abaixo, obras de terraplenagem diversas pelo estado na gestão do governador Lupion. Todas fazem parte do acervo do Arquivo Público do Paraná, sendo a primeira uma Caterpillar arrastando scraper Bucyrus Erie. Na segunda foto autoridades com a mesma máquina ao fundo e por último uma Oliver Cletrac.




Um comentário:

Unknown disse...

sem duvida nenhuma são fotos muito valorosas, fantastico!