segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Fotos Antigas: Pavesi P4 das I.R.F.M.

- Raro registro de um trator-caminhão italiano da marca Pavesi, modelo P4, no Brasil. Com certeza a mais alta "tecnologia" lá na década de 20 se deve ao fato de o trator pertencer à IRFM - Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, e seu fundador ser o imigrante italiano Francesco Matarazzo.

- O trator em questão possuia tração nas quatro rodas, e rebocava duas carretas em uma fazenda vinícola e de engarrafamento de água do grupo IRFM em Lindóia - SP no ano de 1924. A descrição da foto afirma ser o próprio Francisco Matarazzo quem dirigia o Pavesi, o que não posso afirmar com clara certeza. 

- Nitidamente na lateral do trator vemos o P4 do modelo e os escritos I.R.F.M. no radiador e MATARAZZO no que parece ser o tanque. Ainda no radiador uma placa com o que parece ser "Experien... 808 FIAT" nos deixando uma dúvida.

- A bela fotografia foi uma gentil contribuição do escritor sr. José Valdir Ferrari, autor do livro "Fazendas Origem do Progresso" de 2013, do qual a foto foi retirada.

- Vale lembrar que temos o registro de um PAVESI no Brasil - Relíquias do Brasil - Pavesi P5.


Um comentário:

Anônimo disse...

Dois grandes KKKKKKKKKKKK pra vc. Um pelo Matarazzo operador todo sujo e engraxado com cara de peão, outro pelo fiat KKKKK de novo...algumas peças do trator cortaram as letras, pode ser PIPA, já que trata-se de uma fazenda vinícola, mas FIAT é a única coisa que não pode estar escrito ali.