terça-feira, 11 de agosto de 2009

Propagandas Antigas: Trator Ford - Controlador de Serviço

- A propaganda já diz tudo: "Só os Tratores FORD tem o Controlador de Serviço". Certamente perto da concorrência o mostrador 5 em 1 era algo vantajoso!

- O controlador de serviço que equipava os tratores Ford na época indicava a rotação do motor, velocidade do trator (de acordo com a marcha), rotação da tomada de força, rotação da polia (qual polia??) e horímetro para as horas trabalhadas.

- Devia ser um pouco complicado ficar "caçando" os pequenos números no mostrador e se descobrir a velocidade, mas... fica aqui a bela propaganda para a época do lançamento!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

História: Demisa, a famosa Deutz Minas S.A.

- Facilmente são vistos por aí os tratores Deutz (brasileiros, pois existem os alemães importados e mais antigos). Os brutos são famosos pela motorização diesel mas com refrigeração do motor a ar, coisa que os destacou dos outros tratores e onde sempre usavam o lema: "Nunca Ferve"!!

- A Deutz fabricou os modelos DM 40, DM55 e DM 75. Todos com motor diesel e refrigeração a ar. O DM 40 era equipado com motor de 2 cilindros, o DM 55 possuia motor de 3 cilindros e o DM 75 possuia motor de 4 cilindros. Eram tratores robustos, com regulagem da bitola, e muita força.

- Os "reestilizados" DM 65 e Dm 90 nada mais eram do que os já conhecidos DM55 e DM75 com diferentes cubos nas rodas traseiras, agora sem a bitola regulável, e algumas outras modificações gerais. Já o Deutz DM 110 foi um gigantesco produzido com motor Deutz 6 cilindros diesel refrigerado a ar, mas não deve ter alcançado um número expressivo de produção como seus irmãos menores, e não tenho  muita informação a respeito desse trator.

- O artigo abaixo eu digitalizei de uma revista agrícola da época, e o assunto é sobre a produção dos primeiros tratores Deutz pela Demisa (Deutz Minas S.A.) que foram entregues ao governo para criação de frentes que "desbravavam" o interior do país, e também para venda aos agricultores através de financiamentos.



- A propaganda veiculada nas revistas da época divulga o trator Deutz e suas vantagens... e ainda convida o agricultor a comprar o Trator Deutz DM 55: 98% brasileiro e 90% financiado... 



- Fotos: Acervo particular.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

História: O primeiro Trator Brasileiro

- O trecho abaixo foi retirado da revista Mundo Agrícola de Junho de 1965, edição Nº 162 - Caderno especial sobre Mecanização Agrícola:

"A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro, cujo lançamento se deu a 09/12/1960, em solenidade especial."
"Nesse mesmo ano de 1960, segundo a A.N.F.A.V.E.A., foram produzidos no país, 37 unidades. No ano seguinte, a produção nacional de tratores se elevou a 2.466 e, em 1962, o número de tratores atingiu a marca de 11.092 unidades. Em 1963 e 1964, os recordes de produção foram quebrados, alcançando as cifras de 22.110 e 33.399 unidades respectivamente, sendo que em 1964, os dados se referiam até o mês de Outubro."

- Até o final dos anos 50 e início dos anos 60, todos os tratores vendidos no Brasil eram importados. A produção de um trator no país começou a tomar forma na década de 60, com a implantação de empresas estrangeiras por aqui, e o encarecimento do produto importado.

- Mas por coincidência, e acredito eu, por correria das grandes montadoras também, na mesma época três grandes marcas iniciaram a produção de tratores no país, sendo elas: a Ford com seu famoso 8 - BR Diesel, a Massey-Ferguson com seu famoso MF 50 ou cinquentinha, e a Valmet com o também famoso Valmet 360.

- O mais prazeroso em se comentar essa história é que fica aquela velha discussão entre as empresas sobre quem realmente "fabricou" o primeiro trator no país. Isso para mim não interessa, pois, o mais importante é saber que na época de 1960 em diante iniciou-se uma nova era da mecanização agrícola no país, com a produção de tratores tão valentes que até hoje são vistos com facilidade trabalhando nas lavouras, mesmo depois de quase 50 anos!


*** Trator Ford 8-BR Diesel

- Tenho um pôster de propaganda da Ford que diz: Ford 8-Br Diesel, o primeiro Trator a Diesel Brasileiro. O mesmo possui uma linda gravura desenhada de um homem do campo com seu novo trator 8-Br, nas cores verde e amarelo.

- Antes disso a Ford desbravou o Brasil, e o mundo com seu trator Fordson 1918. Mais tarde, e o que vemos muito ainda pelo país, a Ford vendia os tratores de 4 cilindros a gasolina 2N, 9n, 8n e depois o mais atualizado o ford 600 ou Naa. Na era a Diesel, os tratores da marca no mercado eram os "Majores", o Super e o Power, e o pequeno Dexta.

- Já no início da década de 60 a Ford lança o 8-Br Diesel, com nome e cores bem brasileiros, talvez uma forma de puxar para o lado da empresa a fama de ser a pioneira na produção de tratores por aqui. O 8-Br dispunha de um motor 4 cilindros a Diesel da marca Perkins, e foi produzido também na cor azul, acredito que anos mais tarde, mas preciso me informar sobre o assunto.





*** Massey-Ferguson 50, o MF-50

- Para relatar a história desse trator coloco abaixo o artigo retirado do site da Massey-Ferguson que foi escrito na edição Nº 73 de Campo Aberto e adaptado do roteiro do vídeo “Quinhentos mil tratores” escrito pelos jornalistas Ruiz Renato Faillace e César Romagna, da Videomakers, e transmitido para todo o Brasil no dia 8 de julho pelo Canal Rural.

"Um trator conta a história da agricultura brasileira"

"A história que vou contar não pode ser lida em livros. Dizem que a nossa história é recente. Dizem também que a história da agricultura brasileira foi escrita em cima de um Massey. Mas nunca foi contada por um deles... pelo menos até agora.

Nasci em 1961, em Taboão da Serra, São Paulo, com 36 cavalos de potência. Fui batizado com o nome de MF 50, em homenagem ao slogan do Presidente Juscelino Kubitschek, cinqüenta anos de progresso em cinco de governo. Acho que é por isso que eu tenho o espírito de Brasil. Um espírito de conquista e desbravamento.

E assim sou conhecido desde então, como o cinqüentinha. Fui o primeiro trator genuinamente brasileiro. Herdei de meus primos Massey Harris, o Ferguinho 35, o revolucionário sistema Ferguson de levante. Mas não foi só isso que me fez popular. Sou altamente confiável, tenho um ótimo desempenho, gasto muito pouco e sou muito simples de operar.

Acompanhei famílias que apostaram tudo nas novas terras do Centro-Oeste. Desbravadores que iniciavam a saga... a busca de novas terras de novas fronteiras agrícolas. O Brasil era tão diferente. Eram 70 milhões de habitantes, 38 milhões deles vivendo no campo. A produção de grãos não passava das vinte milhões de toneladas. Como o Brasil mudou em tão pouco tempo.

Com o passar dos anos, outros irmãos foram nascendo: o 50x, o 65, o 95 já com 92 cavalos de potência. Aos poucos, mostrando serviço e sem negar trabalho, conquistei o homem do campo. A tecnologia que carrego se aplica a todos os rincões desse País e a todas as fazendas.

Em 1968, a Massey inaugurou o primeiro centro de treinamento para ensinar os operadores a me tratar como eu merecia. Como regular o implemento, fazer a minha manutenção, enfim, como me tratar e cuidar melhor. De 1969 a 1974, nunca se fabricou tanto trator nesse País. A produção passou de cinco mil para 29 mil unidades ao ano. Um recorde até hoje não superado.

Em 1976 meus pais resolveram mudar o meu jeitão. Fui promovido a Série 200. Agora com um motor Perkins, 4 cilindros; 8 marchas à frente e 4 à ré, uma revolução para a época. Metade de todos os tratores que estão no campo são iguais a mim.

Tenho 75 cavalos de potência e, por mais que o tempo passe, nada me substitui. Força, resistência e durabilidade são as marcas da minha história. Foi nesse tempo que a rede Massey Ferguson se consolidou. Acompanhou o pessoal que ia desbravar as fronteiras do País. Hoje, temos o maior número de concessionárias espalhadas por esse Brasil.

Vieram os anos 80. Chegaram a chamar de a década perdida. Nós do campo íamos fazendo a nossa parte. Era 1981. A fábrica de tratores veio para Canoas, no Rio Grande do Sul, onde até hoje todos nós nascemos. Em 1986, nossos motores começaram a sair turbinados. Essa tecnologia aumentou muito a nossa potência, sem gastar mais combustível.

Por mim e por outros da minha família, se conta a história da agricultura. Saímos da tração animal para a mecanização. Da subsistência para uma economia de escala. Mas tudo isso não teria sentido se não fosse para melhorar a vida de você, produtor rural. Agora, somos 500 mil tratores nascidos aqui."





*** Valmet 360

- A Valmet, marca Finlandesa de tratores, possui larga experiência na área, tanto que o grupo ao longo do tempo se juntou com a Bollinder Munktels, e depois com a Volvo Tratores, e hoje pertence a AGCO, que domina grande parte do mercado de tratores.

- Por aqui muitos Valmets 33 Diesel com motor Valmet são vistos ainda. Estes eram importados, e conforme informações de um amigo vieram dois lotes de 600 tratores, em sua maioria dos modelos 33 Diesel e alguns poucos no final do Modelo 359.

- No Brasil a Valmet instalou sua fábrica no ano de 1960 (conforme consta informações do site da própria empresa) na cidade de Mogi das Cruzes-SP, e logo após passou a produzir o trator Valmet 360 Diesel com motor MWM 3 cilindros. Este foi o primeiro modelo da marca produzido no país, e depois dele vieram o Valmet 600 diesel e por fim iniciou-se a produção do famoso Valmet 60 ID.





- Neste ano de 2010 a empresa Valtra comemorou 50 anos de Brasil. Como parte das comemorações a empresa restaurou alguns tratores que simbolizam a marca no Brasil. A iniciativa de resgatar os ícones da marca foi desde o primeiro Valmet 33 Diesel importado, passando pelo nacional Valmet 360 Diesel Brasileiro, Valmet 600 D, Valmet 60 ID, o Valmet 110 ID (famoso Zé do Caixão), chegando a homenagem até os Valmet 118 4x4 e 985 4x4 Turbo.



quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fotos: Encontro de carros antigos em Barretos-SP

- Foi realizado nos dias 20 e 21 de junho o 6º encontro de automóveis antigos de Barretos, e a convite de um amigo estive presente lá no domingo na companhia de meu pai e um amigo levando o trator Ursus.

- Não passaria de um encontro de carros antigos em comum, se não fosse a cidade de Barretos. É de lá um dos grandes apaixonados por tratores antigos, e que muito colabora para preservar os mesmos, sendo que a maioria de seus tratores ficará exposta no Parque do Peão da cidade em breve.

- Abaixo estão algumas fotos do encontro, e no detalhe um Farmall Super A fotografado antes e depois da reforma, e que estava exposto no encontro!
















quinta-feira, 4 de junho de 2009

Curiosidades: Páginas interessantes - Tratores antigos

- Aproveito esse espaço para registrar as páginas interessantes sobre tratores antigos que sempre encontro:

** FARMES BASE - http://www.farmersbase.com/

** MOVIMENTO TERRA - IL PORTALE ITALIANO DELLE MACHINE EDILI - http://www.album-mmt.it/categories.php?cat_id=238&sessionid=c40670a508b2c629f32693fe11d7ddb9

** VIEILLES MECANIQUES - http://www.vieillesmecaniques.com/



** FERGUSON MUSEUM - fergusonmuseum.dk - ESTE É PARA OS FÃS DO BOM E VELHO FÉRGUINHO...



** HEMMINGS BLOG - blog.hemmings.com

** ATELIER HANERAU - http://www.atelier-hanerau-kb.de/4679.html - ALGO SURPREENDENTE. O ARTISTA REÚNE A PAIXÃO PELO DESENHO, PINTADO GRAVURAS DE TRATORES ANTIGOS!



** JAN DRENTHE COLLECTION - http://www.jandrenthe.nl/

** KOLHOOS FOTOGALLERIE - http://www.kolhoos.pri.ee/?action=text&cat=20&ID=20

** AMICALE DES VIEILLES SOUPAPES - vieilles.soupapes.free.fr

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Curiosidades: Bateria Mecânica

- Muita gente já teve o prazer de ouvir um trator antigo de dois cilindros à diesel funcionando. O som e o ritmo da batida são únicos, e característicos deles!

- Mas e quando um bando de malucos (no bom sentido claro) resolvem usar aquele antigo trator como bateria de fundo... ai temos uma bateria mecânica ?!?!?!

- Para quem não entendeu... é só assistir o vídeo:

terça-feira, 19 de maio de 2009

Fotos Antigas: INTA - Argentina

- Encontrei na internet esse site da galeria de Fotos de Tratores Antigos do INTA - Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria. São fotos não só de tratores, mas de colheitadeiras, ceifadeiras, e demais implementos antigos da época da mecanização agrícola da Argentina. Vale a pena conferir!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fotos: Museu Eduardo André Matarazzo

- Para quem não conhece a cidade de Bebedouro, fica aqui a importante dica: o "Museu Eduardo André Matarazzo, Armas, Veículos e Máquinas”.

- Eduardo Matarazzo nasceu em São Paulo no ano de 1932 e sempre foi apaixonado por carros e máquinas diversas. Uma curiosidade sobre ele: "foi proprietário do primeiro Volkswagen a rodar no Brasil, o que levou a fábrica a lhe oferecer o último". Eduardo trabalhava nas Indústrias Reunidas F. Matarazzo, e mantinha em sua casa uma oficina onde restaurava carros antigos. Quando sua coleção já estava grande, criou em 1964 um museu de sua coleção em São Paulo. Casou-se com Eneida Matarazzo (da cidade de Bebedouro), e em 1969, em acordo com a prefeitura, decide transferir seu museu para a cidade de Bebedouro, e a partir daí o acervo do museu não parou de crescer, até 03 de março de 2002, data de seu falecimento.

- O museu é muito famoso na região, e possui não somente carros, como tratores, aviões, caminhões, peças militares, entre outros. Infelizmente o museu já passou por algumas dificuldades, como enchentes que causaram grande prejuízo. Algumas peças do museu são raros exemplares no País, e talvez até no mundo todo.

- Dentre os tratores antigos o museu possui os seguintes exemplares:

** Trator a vapor Marchall Sons & Co. Limited (locomóvel).
** Rolo-Compressor a vapor (locomóvel)
** Motoniveladora antiga Caterpillar
** Trator Fordson Major County CD 50 (esteira)
** Trator Fordson Major E27N Semi-Esteira
** Trator International Harvester McCormick
** Trator International Harvester 650 Diesel
** Trator International Harvester Farmall H
** Trator Ursus C-45
** Trator de esteira Loyd England
** Trator Cockshutt 20
** Trator Oliver (esteira)
** Trator Panther (esteira)
** Trator Deutz DM 55
** Trator esteira International
** Colheitadeira de Arroz Case
** Trator-Caminhão Militar Minneapolis Moline GTX 6x6
** Motor Estacionário Deutz Monocilíndrico
** Motor Estacionário Oliver Diesel
** Motor Estacionário Ingersoll Rand

- O site da Base Militar Magazine fez uma visita ao museu e na matéria, Helio Higuchi & Paulo Roberto Bastos Jr., comentam modelo por modelo do museu, explicando suas características e curiosidades!

- Uma das raras peças do museu é o Trator-Caminhão Minneapolis Moline, do qual foram produzidas somente 99 unidades, e todas vieram para o Brasil. A única restante no país, em perfeito estado de conservação, é esta que se encontra no museu!

- Dizem também que a empresa Saab ofereceu construir na cidade um hospital em troca do avião SAAB 90A Scandia que operou pela Vasp, e hojé é o único restante no mundo. Acho meio duvidoso.... mas histórias são histórias.
























sexta-feira, 8 de maio de 2009

Curiosidades: Tratores famosos ao redor do mundo

- Um post interessante no site FarmPhoto.com sobre os tratores antigos famosos espalhados pelo mundo. No post podemos ver que predominam os tratores europeus, muitos por sinal existentes no Brasil!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

História: O Garoto de Waterloo

- Artigo retirado da reportagem "Pioneiros da Modernização" da Revista o Sulco edição nº. 19. Reportagem de Odilon Guimarães.

Relíquia da História, o trator Waterloo Boy - O garoto de Waterloo

" - As primeiras experiências de produção de tratores com motor a gasolina ou querosene foram feitas ainda no final do século XIX. Um dos pioneiros a ter sucesso na construção do equipamento, o norte-americano John Froelich criou uma empresa na cidade de Waterloo, no estado de Iowa, para produzir tratores e motores. Waterloo Boy foi primeiramente o nome dado a um motor a gasolina produzido pela empresa a
partir de 1904. Oito anos depois, o nome também foi dado ao trator que passou a ser fabricado em série pela Waterloo Gasoline Engine Company.
- Na época, a Deere & Company já tinha várias fábricas nos Estados Unidos e Canadá, mas sua diretoria ainda hesitava sobre a conveniência de passar a produzir o novo equipamento. Algumas tentativas de criar um projeto próprio de trator não foram bem sucedidas. Em 1918, a John Deere decidiu comprar a empresa de Iowa e o Waterloo Boy passou a fazer parte de sua linha de produtos.
- O Waterloo Boy exposto no museu foi produzido em 1918. Ele foi doado na década de 60 por um agrônomo paulista ao IAC -Instituto Agronômico de Campinas (SP). Cedido para a John Deere, o trator pioneiro foi restaurado por Wilson Krause, funcionário aposentado, com 32 anos de trabalho na indústria e muito conhecimento sobre metalurgia e motores.
- Foram quatro meses de trabalho para recuperar o motor e as características originais do modelo. A principal dificuldade foi fazer funcionar o motor, diz Krause. “Na parte da ignição, tive que procurar um magneto para produzir a faísca e foi difícil achar o ponto de explosão, mas deixei o motor funcionando”, ele afirma.
- O Waterloo Boy foi fabricado pela John Deere até 1923, quando a empresa passou a produzir o modelo D. A simplicidade para a sua utilização e a força e capacidade de trabalho com implementos fizeram do novo modelo um dos mais bem sucedidos da história da John Deere e de toda a indústria mundial de tratores. Ele foi fabricado durante 30 anos, até 1953."



- Na foto menor, o trator Waterloo Boy de 1918, provavelmete único exemplar no Brasil, ao lado do moderno modelo 7715, na data da inauguração da fábrica de Montenegro do Grupo John Deere no país.

 
- Nesta foto o trator Waterloo Boy exposto no museu de tratores da empresa Agromen.