segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fotos Antigas: Tratores Ursus rumo ao Brasil!

- O amigo polonês Paul, do site www.retrotraktor.pl, me enviou estas fotos da época em que os tratores Ursus eram exportados para a América do Sul e consequentemente o Brasil.

- As fotos foram retiradas da revista Motor nº 52, publicada em 25 de dezembro de 1955. A descrição das fotos é: "Trator polonês Ursus no navio alemão "Santa Maria" com destino a América do Sul. Aqui, um exemplo da cooperação internacional para a economia. Esta foto foi feita no porto de Gdynia. Foto: CAF (Agência Fotográfica Central)."

- Na primeira foto em destaque o trator Ursus modelo que saiu até 1956. Provavelmente este modelo foi destinado ao sul do Brasil. Na outra foto podemos ver no canto esquerdo alguns Ursus C-45, no centro cobertos por uma capa, os tratores Ursus C-325 (que no Brasil receberam o nome de Tur C-325) e ao fundo os tratores de esteira Mazur. Tecnologia polonesa com destino ao Brasil!!!


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fotos: Fazenda Lageado - Botucatu - SP

- Nos dias entre o feriado de Natal e o ano novo visitei a UNESP de Botucatu, mais precisamente a antiga Fazenda Lageado, a qual foi sinônimo de potência na produção de café na região.

- A sede da Fazenda Lageado, sua Tulha de café, terreiros, o casarão, entre outros são preservados pela Unesp e lá existe o Museu do Café. Em frente a antiga tulha de café estão alguns implementos antigos e uma esteira Fiat que serviram a fazenda algumas décadas atrás.

- Interessante mesmo foi ver lá uma antiga plaina da marca Caterpillar. A mesma plaina aparece também na foto de época da fazenda Lageado, que retirei do blog Tractors and Trucks.

domingo, 27 de dezembro de 2009

História: Tratores UTOS e UTB

- No Brasil algum carro antigo bem raro é tratado com a mais alta fama. Isso não acontece com os tratores, os quais, em alguns modelos, são itens raros não só aqui no Brasil mas no mundo todo.

- É o caso do trator UTOS 45 que foi exportado para o Brasil pela Romênia e tem uma história bastante peculiar. Aqui no Brasil pode-se encontrar alguns exemplares ainda, mas na Romênia o trator praticamente não existe mais.

- Tive conhecimento do trator Utos quando passei por um sítio em minha cidade e me deparei com um antigo trator em um terreiro de café. Estava sem as rodas dianteiras, o capô e a grade estavam no chão e não se encontrava cor nenhuma nele, somente ferrugem.
- Na grade dianteira um emblema trazia o nome UTOS, e uma outra placa embaixo do banco identificava o ano de 1960. Tinha um motor de 4 cilindros a diesel bem grande e alguns detalhes que chamavam atenção.

- Desde então sempre procurei na internet informação para o tal trator, e infelizmente, não se encontra muito sobre o mesmo. Com o passar do tempo descobri se tratar de um trator Romeno da marca UTOS, modelo 45, original na cor vermelha e o porque de não se encontrar informação tão fácil sobre o trator.

- Curiosamente o mesmo trator foi exportado para cá em duas versões. Uma com motor de partida elétrico, e o outro com motor de partida de um cilindro e dois tempos a gasolina (o famoso motor de garupa).

- Há algum tempo atrás consegui conversar com um rapaz que reside na Romênia, e por sorte ele me passou um breve histórico da companhia que viria a produzir o trator UTOS 45.

1925 - IAR (Interprinderea Aeronautica Romana) - (Companhia Aeronáutica Romena) é estabelecida como uma companhia francesa-romena. A principal atividade era a construção de aviões.
1925-1945 - IAR constrói 19 tipos diferentes de aviões e se torna uma das grandes fábricas de aviões do mundo.
1946 - Depois da segunda grande guerra, a União Soviética toma conta de grande parte das instalações da IAR. Neste período a IAR passa a produzir tratores e seu primeiro modelo foi o trator IAR 22, desenhado pelo engenheiro romeno Radu Emil Mardarescu, que copiou um trator Hanomag. O trator IAR 22 pesava 3400 kgs e era dotado de um motor diesel de 38 HP. O primeiro trator modelo 22 saiu da fábrica em 26 de dezembro de 1946 e o milésimo exemplar do modelo foi produzido no início de 1949.
1947 - O nome IAR muda para IMS - Interprinderea Metalurgica de Stat.
1948 - O nome IMS - Interprinderea Metalurgica de Stat muda para UTB - Uzina Tractorul Brasov, onde o foco passa a ser a produção de tratores.
1950-1960 - Neste período o nome da cidade de BRASOV na Romenia muda para ORASUL STALIN. Os tratores produzidos nesta época pela fábrica recebem o nome então de UTOS - UZINELE DE  TRACTOARE ORASUL STALIN.
1960 - Após a mudança do nome da cidade para Brasov novamente, os tratores voltam a receber a marca UTB, e neste ano o primeiro trator completamente Romeno, o modelo UTB 650 com motor diesel de 65 HP é produzido.
2007 - Infelizmente a fábrica da UTB encerra suas atividades depois de diversos problemas de ordem política, econômia e social.

- No site www.automobileromanesti.ro/Tractorul/ estão relacionados os modelos fabricados pela UTB e algumas fotos também estão disponíveis!

- O trator UTOS é um veterano romeno que foi produzido pela Uzinele de Tractoare 'Ernst Thalmann' Orasul Stalin (UTB Brasov), na Romenia, entre 1957 e 1962 sob a licença da empresa soviética MTZ da então Bielo Rússia.

- Foto do trator IAR 22

- Foto do trator UTOS 45

- Foto do trator UTB 650

- Finalizando, acredito que por motivos políticos, os romenos de alguma forma não consideram este período de 1950 até 1960 quando a cidade teve o nome trocado de Brasov para Orasul Stalin, tanto que no email que recebi, o rapaz se referia a esta época como um "curto" período de tempo. O que comprova isso também é o fato de se encontrar bastante informação na Romênia sobre os tratores UTB, e quase zero de informação a respeito dos tratores UTOS.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

História: O avô e o pai dos nossos tratores

- Como já escrevi antes, a grande importação de tratores no Brasil nas décadas passadas fez com que em nosso país fossem encontrados tratores das mais variadas marcas, modelos e anos. Os dois tratores a seguir não vieram para o Brasil na época desse grande volume de importação, mas foram importados muitos anos antes e iniciaram a mecanização agrícola em nosso país.
  
- Por se tratar de dois modelos que foram produzidos alguns anos consecutivos, não sei afirmar qual é mais antigo, ou qual foi importado primeiro. Na reportagem da foto, da Revista Globo Rural de Julho de 87, eles citam o modelo Waterloo Boy como ano 1913, e o trator Moline como ano 1914. Corrigindo a reportagem, o trator Moline é um modelo Universal e só posteriormente a marca se tornou a Minneapolis Moline. Na época do modelo a marca era apenas Moline.

- Esses tratores eram provavelmente movidos a Querosene, e não gasolina conforme informa a reportagem. O querosene era o óleo diesel da América do Norte, e os dois modelos são símbolos também dos primeiros tratores americanos.



- Por curiosidade, no Brasil existe um modelo Moline Universal no campus da USP de Piracicaba (foto da reportagem e foto em preto e branco), e outro modelo (fotos abaixo), comprado por um amigo colecionador em Minas Gerais. O mesmo o reformou e colocou em funcionamento, e hoje o trator está no museu Agromen em Orlândia.


- O Waterloo Boy da reportagem da Globo Rural é o mesmo trator Waterloo Boy de uma outra matéria aqui do Blog - O Garoto de Waterloo. O trator foi doado por um agricultor ao IAC de Campinas e o mesmo foi reformado pelo sr. Wilson Krause, como citado na edição do jornal O Sulco da John Deere.






- Pode ser que não sejam os mesmos tratores e exista outro, mas eu acredito ser o mesmo trator reformado várias vezes e exposto em ocasiões diferentes, como nas fotos acima, exposto em uma edição dos anos 90 da Agrishow em Ribeirão Preto-SP e no Museu Agromen em Orlândia-SP.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fotos Antigas: MASAL - Máquinas Agrícolas Santo Antônio Ltda.

- Por email, o amigo Marcelo Fernandes, da cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, me enviou algumas fotos das primeiras trilhadeiras fabricadas pelo sr. Leonel Barcellos. O sr. Leonel fundaria então a MASAL - Máquinas Agrícolas Santo Antônio Ltda.

- A primeira foto mostra o sr. Leonel em um trator Zetor 25, lá pelos anos de 1954, segundo me informou Marcelo. As outras fotos também são da mesma época e mostram trilhadeiras fabricadas pela Masal.

- O Rio Grande do Sul esteve sempre um passo a frente na mecanização agrícola, principalmente por sua colonização européia, e também pelo pioneirismo destes homens que criavam máquinas para substituir o trabalho manual.

- Obrigado Marcelo pelas fotos, sempre que tiver alguma história me mande que publico aqui!




- Anexo aqui mais duas fotos. A primeira abaixo trata-se de uma Trilhadeira fabricada pela Masal. A segunda foi uma invenção do sr. Leonel Barcellos, onde o mesmo, cansado de ter de rebocar a trilhadeira, resolveu unir uma colhedeira e uma trilhadeira em uma máquina automotriz, criando assim uma colhedeira. Infelizmente pelo que sei, os sócios do sr. Leonel não se interessaram em produzir a nova invenção, e o sr. Leonel então, utilizou seu protótipo para uso próprio por dez anos!



- Foto publicada em 18/03/2014. Na imagem o sr. Leonel Barcellos posa pra foto junto a sua trilhadeira auto propelida. A foto retirei da página no Facebook - Fotos Antigas de Santo Antonio da Patrulha - RS


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Catálogos Antigos: Raspadora Niveladora CBT SS 700

- Para quem imaginava que a CBT era marca só de tratores e do jipe Javali, a marca também produziu implementos como esse scraper, modelo SS 700.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Propagandas Antigas: Esso e a máquina de cortar cana

- A propaganda a seguir é da marca de lubrificantes ESSO, mas mostra a foto de uma interessante máquina de cortar cana, operada por dois trabalhadores. No pequeno comentário se diz:

"Máquina de cortar cana, capaz de produzir 200 toneladas diárias, contra as 3 toneladas conseguidas pelo processo manual. Há produtos Esso apropriados a todos os tipos de máquinas agrícolas."

terça-feira, 13 de outubro de 2009

História: Tratores Brasitália

- Eis aqui um assunto curioso. Pouco conheço sobre os tratores Brasitália e apenas cheguei a ver algumas esteiras Brasitália a venda em classificados da internet. Escrevo aqui a partir de um pedido feito em um comentário no blog, onde alguém solicitou se falar a respeito dos tratores Brasitália. Talvez criando esse tópico conseguiremos atrair pessoas que saibam mais a respeito da empresa.

- Na foto coloco um artigo que digitalizei da revista Dirigente Rural, onde a reportagem é sobre a II EXPOSIÇÃO NACIONAL DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, realizada em Piracicaba - SP, em setembro de 1965. No artigo aparecem fotos das máquinas nacionais da época como os tratores da Massey e seus implementos, o Ford 8 BR, os tratores Fendt, as carretas da marca Pontal, e por último a foto de um curioso trator-esteira da marca Brasitália, empresa de Santo André, que apresentou na feira o protótipo 300 C, com motor MWM de 2 cilindros, de esteiras e rodas, que podiam ser usadas separadamente, sendo somente as esteiras, ou somente as rodas, e também, conjugadamente ?!?!?!?!

- Por constar no artigo que o trator era um protótipo em teste, pode ser que o mesmo não chegou a ser produzido, mas isso não se pode afirmar certamente. Somente coloco aqui o artigo com as fotos do trator como uma curiosidade dos tratores antigos realmente brasileiros!!!


- ATUALIZAÇÃO - 08/06/2010.

- Recebi do amigo e leitor do blog sr. Rodolfo duas páginas de catálogos dos tratores Brasitália, onde aparecem os modelos 300 CR, 400 CR e 300 C.

- Curiosamente na descrição da página aparece Brasitália Tratores S.A. (Empresa do Grupo Santa Matilde), e curiosamente também, os tratores são parecidos na construção, modelo e nome aos tratores Santa Matilde.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

História: Tratores à álcool

- Muita gente nem imagina, mas por volta de 20 anos atrás a Valmet lançou uma linha de tratores movida à álcool. Era o começo da produção de álcool no país. O lançamento de carros, caminhões, e até tratores que usavam o combustível foi inevitável.

- Claro que muitos destes tratores não vingaram. Os poucos que devem ter resistido foram tratores usados em usinas de álcool. Mas hoje com essa nova explosão do álcool como combustível, e grande aumento do preço do diesel, é provável que se volte a ver tratores desse tipo trabalhando!


- Explicando melhor o funcionamento desses tratores à álcool, segue aqui a informação retirada de um artigo da seção Super Auto, escrito por Arnaldo Keller, no site do jornal Primeira Mão - www.primeiramao.com.br/editorial/SuperAuto/editorial_veneno293.asp:

" Em 1983, portanto, há 24 anos, vivíamos o primeiro arranque do Proálcool – governo Figueiredo, fim da ditadura militar. Nessa época, lembro, as fábricas de tratores Valmet e Massey Ferguson lançaram seus tratores com motores a álcool. O Valmet 88 BID, com motor de bloco reforçado, pesado, de diesel, curiosamente, usava dois combustíveis, o diesel e o álcool.

Dois tanques separados, um pra cada um, duas bombas de combustível. Lembro que tinha taxa de compressão alta de 16 ou 17:1 (taxa normal dos motores a diesel). Como não tinha vela de ignição, o que provocava a queima do álcool era a queima do diesel, que, ao ser comprimido, queimava. A proporção era de 85% de álcool e 15% de diesel. Esse trator, com 90 cv de potência, gastava 10 litros dessa mistura por hora de trabalho pesado na roça. Vejam bem, 10 litros/hora.


O Massey-Ferguson 290A, usava álcool puro (que na verdade é 93% de etanol mais 7% de água – esse é o álcool normal das bombas, o tal álcool hidratado). Para tanto, seu bloco era um bloco de motor a diesel, reforçado, pesado, que tinha um cabeçote de motor do ciclo Otto, ou seja, cabeçote de motor a gasolina, com velas de ignição. Taxa de compressão de 16:1. Esse motor, também com 90 cv, gastava um pouco mais, ele gastava 12 litros/hora no trabalho pesado, ou seja, puxando arado ou grade. Vejam bem, 12 litros/hora."

** Quem desejar, continue lendo a crítica do autor aos carros flex de hoje em dia, que só gastam combustível, enganando a todos!



- Esses motores usados pela Valmet utilizavam o próprio motor a diesel, que com elevada taxa de compressão queimava o álcool.
- Já o motor da Massey Ferguson, era um motor com cabeçote com velas, ou seja, um motor a álcool de ciclo Otto.

- Aproveitando o tema, coloco aqui dois catálogos dos tratores CBT a álcool de meu acervo particular. O primeiro, modelo CBT 3000, na época dispunha de um motor V-8 Dodge / Chrysler. O segundo é um modelo 8240, já mais recente, com motor Perkins a álcool. Ambas as versões ofereciam a opção original da CBT de carregadeira de cana!






- 22/09/2010 - Enviada pelo amigo Rodolfo, a última peça que faltava neste quebra-cabeças: a propaganda do Trator Ford 4810 movido a álcool!!! Com essa propaganda acredito ter postado aqui todas as marcas que se aventuraram nessa empreitada de tratores movidos a álcool.


- 10/04/2013 - Mais um folheto interessante para essa postagem: A pequena nota da ENGESA, para os tratores modelo 1021 à álcool!


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Fotos: Museo del Tractores - Argentina

- Na Argentina, especificamente na Província de Cordoba, Vila Carlos Paz, existe um museu de tratores com um acervo bem generelizado, e que pode ser conferido através do site do museu http://www.museodetractores.com.ar/

- O museu teve seu início através da enorme paixão do senhor Oscar Atilio Gomez, que por anos comprava tratores antigos abandonados pelos campos argentinos, até que em 2003 conseguiu inaugurar o museu que foi o primeiro a nível nacional na Argentina.

- A Argentina assim como o Brasil, provavelmente foi importadora dos mais diversos tipos de tratores, e das mais diversas nacionalidades. Isso explica o fato de o museu conter peças muito interessantes. Fica aqui então a dica para se visitar o site do museu e algumas fotos!