quarta-feira, 27 de abril de 2011

Restaurações: Hanomag R35 - 1956

- Nesta postagem iremos resgatar mais uma bela história. Desta vez o personagem principal é o trator Hanomag R35 de 1956, que foi herdado da família e restaurado pelo amigo Carlos, sendo ele um trator "único dono".


- A história deste Hanomag começa no ano de 1956, quando foi comprado novo, pelo avô do Carlos, na empresa Heitor Machado Campos, em Limeira - SP. Este foi o terceiro dos tratores Hanomag adiquiridos por ele, sendo o primeiro um R28 de 1951 e o segundo um R35 de 1954. O Hanomag R28 também foi resgatado pelo Carlos e certamente contaremos a história dele aqui no blog mais para frente. Já o outro Hanomag R35 se perdeu com o tempo e acabou sendo sucateado, servindo como doador de algumas peças para este R35.

- Segundo o próprio Carlos, a ligação entre seu avô e marca Hanomag é de longa data. A cidade natal de seu avô na Alemanha é Niederhone, e de sua avó é Ronnenberg, ambas cidades ficam na região de Hannover que é uma importante cidade no centro da Alemanha, e sede da fábrica da Hanomag. Além de que, o pai de Carlos e seus tios, quando crianças, morarem em Weetzen, cidade que fica a poucos kilometros de Hannover. E também, um primo da família trabalhou na fábrica da Hanomag como contador... Certamente esses fatores influenciaram a compra de três tratores Hanomag pelo seu avô.



- O Hanomag era usado para o cultivo da laranja e do café. Pulverizava, adubava, arava, gradeava e puxava carretas carregadas com a colheita. Com o tempo, essas culturas foram substituídas pela cana de açúcar, e os Hanomag foram sendo "encostados". Na década de 90 o tio de Carlos adquiriu um trator Valmet novo, e já que o Hanomag R35 estava queimando muito óleo lubrificante, decidiu já não ser mais viável o conserto e revisão dos tratores antigos.

- Estes Hanomag modelo R35 foram tratores muito robustos e também que muito colaboraram com os agricultores por todo o Brasil. Eram tratores de porte médio, equipados com um motor de 4 cilindros a diesel, com potência de 35 cavalos a 1900 RPM. Possuia bomba injetora Bosch, câmbio de 5 marchas, e apresentava um peso de 1760 kgs sem lastro. Apresentava também hidráulico de três pontos, polia, e completo sistema elétrico 12V composto por faróis, lanternas traseiras, painel, tomada traseira e aquecedor para partida.


- Em janeiro de 2008 a história desse trator começa a mudar. Carlos o herdou como herança de família e foi buscá-lo no sítio para iniciar uma reforma completa! Do sítio o Hanomag foi direto para a oficina mecânica de um velho conhecido: o Chicão, que foi o mecânico do Hanomag sempre que o avô do Carlos precisou.  Na oficina iniciou-se a "operação" para que o tratorzinho voltasse a vida. E não foram poucos os esforços dos mecânicos Chicão e Rone.


- Em resumo foram trocados, camisa e pistões, embreagem, bomba d’água, freios, dínamo e válvulas de escape. O mais grave foi o motor, pois havia pistão com anéis quebrados, camisa muito riscada, e válvulas já muito finas pela longa vida de trabalho. Por sorte o Carlos depois de receber algumas dicas conseguiu comprar em São Paulo na Abreu peças um kit para o motor novinho em folha! Sem contar as inúmeras "garimpadas" em ferro-vellho e oficinas atrás de peças e informações.




- A parte de funilaria foi também toda refeita e os detalhes não passaram despercebidos. Tudo liso e original para o serviço de pintura que foi feito pelo próprio Carlos! Após a pintura pronta foi hora de acertar os detalhes e levar o trator para a sua nova casa.

- Finalizando, como o próprio Carlos disse: "Ele está agora recuperado e espero que traga alegria para a família, e que também seja motivo de atração de visitas dos amigos, do mesmo modo que foi para a minha geração, pois aos domingos a família se encontrava no sitio para almoço e o passeio de trator era obrigatório. Uma coisa parece certa, este vai existir por alguns séculos!" 



  

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fotos Antigas: Tratores da ESAL em Lavras - M.G.

- Mais fotos enviadas pelo Renato, mas estas, por sinal, são fotos que não iremos ver com facilidade. As fotos a seguir são todas em torno da então ESAL - Escola Agrícola de Lavras, hoje UFLA - Universidade Federal de Lavras.

- As primeiras fotos são as mais raras e nos mostram o trator Waterloo Boy trabalhando. Talvez o único a ter vido para o  Brasil!! Simplesmente fantástico!!




- Já estas fotos mostram o primeiro trator adquirido pela ESAL, um Fordson com arado de duas bacias.






- Nesta foto a seguir, a legenda é somente: O primeiro trator da escola. Bem, arrisco dizer que é realmente um dos primeiros tratores da ESAL também e se trata de um Massey Harris que talvez deva ser único aqui também e tenha vindo junto com o Waterloo Boy.



- Estas fotos mostram a ESAL no desfile da cidade com o trator Ford, os tratores Case e Fordson quando colocados em exposição na escola pela primeira vez, e um trator Ford 8-BR utilizado em aula prática de mecânica da ESAL.






- Estas duas últimas fotos mostram os tratores Ford e Fordson expostos atualmente na UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG.




Fotos Antigas: Ensiladeiras Libeck

- Diretamente da cidade de Lavras, o Brasil recebia as ensiladeiras e cortadeiras LIBECK, fabricadas pelas Indústrias Libeck Ltda. Estas fotos foram enviadas pelo Renato Libeck, seu pai foi o fundador das Indústrias Libeck e idealizador dos produtos da empresa.

- Nas fotos que o Renato me enviou, um pouco da história das ensiladeiras Libeck em serviço, e também alguns tratores antigos como Farmall Cub e Case.










domingo, 3 de abril de 2011

Fotos Antigas: Tratores Ford 8-BR

- Muito boa esta foto enviada pelo Renato de Minas Gerais, leitor aqui do blog. Nela podemos conferir ao menos uns 25 tratores Ford 8-BR Diesel no pátio da fábrica, além claro de uma centena de caminhões Ford lá ao fundo! No centro da foto também dá para ver um 8-BR já carregado no caminhão e outro prestes a ser carregado pelo guincho.


quarta-feira, 30 de março de 2011

Propagandas Antigas: Tratores e motores BUKH


- No Brasil os tratores dinamarqueses Bukh são vistos com certa facilidade, devido a sua mecânica simples, sua praticidade e a quantidade de tratores. Acredito que um número razoável de unidades do modelo DZ - 30 deva ter sido importado, mas não sei afirmar se existe algum outro modelo além deste no Brasil. Da marca Bukh no Brasil também temos motores a diesel para geradores ou estacionários para máquinas.

- O amigo Armando me indicou este ótimo site dedicado especialmente aos tratores Bukh: www.bukh-traktor.dk . O site está em dinamarquês mas se usarmos o navegador Chrome do Google, ele nos traduz facilmente toda a página.



sexta-feira, 25 de março de 2011

Fotos Antigas: Memorial do Arroz - Tratores

- Visitando o blog maragatoassessoramento.blogspot.com onde o sr. Otávio escreveu uma bela história sobre a cultura do arroz no Rio Grande do Sul, salvei algumas fotos para meu arquivo e coloco elas aqui também para compartilhar com quem está sempre lendo o blog.

- Nesta primeira foto, o Sr. Otávio (Maragato), sua noiva e a cadelinha em frente ao trator Zadrugar no ano de 1961.

- Nesta foto a família reunida em torno do grande Massey Harris 44 - Diesel. Ao volante do trator o pai do sr. Otávio, ao lado suas irmãs e em pé ao lado do trator seu irmão. 

- A família reunida posando para a foto junto aos Ford, o trator e o caminhãozinho.

- Em 1954, posando para a foto com o Ford, Maragato e irmãos.

- Esta foto mostra um trator Zetor 50 tocando uma trilhadeira de arroz, e o trabalho de vários homens desde a colheita até o ensacamento do arroz.


- Estas duas fotos já são coloridas, mas devem ter uns 20 anos ou até mais. Nelas, no mesmo lugar, os irmãos tchecos que ficaram conhecidos por todo nosso Brasil agrícola: o Zetor 25 (Zetorzinho), e o Zetor 50 (grande).

- Nesta última foto, já colorida, mas também antiga, um trator Steyr 30 de 1954 em serviço pelo campo.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Catálogos Antigos: CBT 2400 - Detroit Diesel

- A pedido do Milton Martins, leitor aqui do blog, coloco aqui fotos e ficha técnica do trator CBT 2400 Diesel.

- Para muitos este é apenas mais um modelo dos tratores CBT, mas para muitas outras pessoas, apaixonadas por essas máquinas, este não era apenas um modelo de CBT, era na época o mais forte trator de nossa indústria nacional!

- Equipado com um motor Detroit Diesel de 4 cilindros e 120 cavalos, o CBT 2400 ficou na memória de muitos pelo seu ronco único, inconfundível. O motor Detroit é um motor diesel porém de ciclo 2 tempos, equipado com um compressor de ar (blower). Por ter uma explosão a cada dois ciclos do motor (2 tempos), têm-se a impressão do dobro de rotação de um motor diesel 4 tempos. Porém a rotação do motor é na mesma faixa de 2.000 rpm de um motor diesel comum. Por isso ele parece trabalhar em giros bem mais altos e tem esse ronco característico!

- Este motor também foi utilizado nos caminhões Chevrolet D-60 e D-70 e nos Ford F-13000 e F-14000 na época, além de usado nos tratores como o caso do CBT, e também na indústria naval. Porém por algum motivo na linha automotiva este motor não vingou, desaparecendo quase que completamente nos dias de hoje. Talvez por necessitar de condutores mais conhecedores, ou por possuir uma manutenção mais cara que os outros motores Perkins ou Mercedes na época... mas essa é apenas uma suposição.






- Aqui coloco um vídeo de um trator Oliver 990. Não é um CBT, mas o motor é praticamente o mesmo e o som é música para muitos ouvidos!!



terça-feira, 1 de março de 2011

Fotos antigas da revista Life - Colheitadeiras Massey Harris

- Continuando a postar essas belíssimas fotos da revista Life divulgadas pelo Google, desta vez as fotos antigas são coloridas!! As fotos mostram o transporte de algumas colheitadeiras Massey Harris e o seu trabalho em campo, um registro único! 
- Curiosidade: em algumas fotos podemos notar o nome Massey Harris nas colheitadeiras, porém também pode ser visto o símbolo M - F nas mesmas, já da nova marca Massey Ferguson.