quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fotos Antigas: Fordinho 8N no carnaval de Juiz de Fora - MG

- Encerrando o mês de fevereiro com mais um Fordinho! O carnaval já acabou, mas mesmo um pouco atrasado ainda estamos no mês de fevereiro, então ainda vale a postagem!!

- A foto, dica do Guilherme Gomes - antigosverdeamarelo.blogspot.com, veio do blog mariadoresguardo.blogspot.com e ilustra o carnaval da cidade de Juiz de Fora - MG no ano de 1963. No tratorzinho, já com seus 10 anos de idade ou mais, dois homens travestidos curtindo a folia do carnaval!


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fotos Antigas: Fordinho 8N em Rancharia - SP

- Uma dupla de Fords. O trator Ford 8N, que deve ser ano 1951, e o caminhão Ford Big Job. A foto retirei do blog http://rancharia-fatos-fotos.blogspot.com com crédito para Sueli Coleto.

- Rancharia naquela época chegou a ser a capital do algodão. Muitas máquinas como tratores e colheitadeiras devem ter trabalhado lá, vamos ficar na esperança de aparecerem mais fotos!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

História: Tratores do Brasil S.A.

- A palavra tratores e a palavra Brasil são vistas com frequência no blog. Sempre dei valor aos tratores antigos que trabalharam em nosso país, e isso resultou em postagens como: O primeiro trator brasileiro, o trator mais antigo do Brasil, entre outras.

- Desta vez o tema novamente é: Tratores do Brasil. Porém desta vez como uma "marca" registrada - Tratores do Brasil S.A.
- Diretamente do blog: http://hm-museum.blogspot.com - Heavy Machinery Museum, do amigo Edson, retirei as informações abaixo sobre a empresa Tratores do Brasil S.A.. Mesmo o foco principal do blog ser os tratores agrícolas, coloco aqui a história desta empresa, que mesmo em grande parte sendo estrangeira, escolheu um nome 100% nacional para sua operação no Brasil!

- A Tratores do Brasil S. A. foi uma empresa subsidiária da LeTourneau-Westinghouse Company, fabricante de máquinas para terraplenagem no município de Sumaré, comarca de Campinas. Foram 28 anos de fabricação em solo brasileiro, até que, em 1982, a empresa foi adquirida pela Müller S. A.

- Os registros mais antigos de máquinas LeTourneau no Brasil, datam do ano de 1937, quando chegou ao nosso país, um Le Tourneau Carryall Scraper, tipo Y, com capacidade de 12 jd³, montado sobre 4 pneus de 18x24 e um Le Tourneau Rooter, tipo Heavy Duty.

- Ambas máquinas eram rebocados por tratores que controlavam os seus movimentos. O primeiro modelo era aplicado no transporte de materiais por ela excavados e carregando-se a medida que vão sendo recocado. O segundo modelo era aplicado na escarificação de terrenos duros e no dilaceramento de raízes e tocos.
- Essas modernas máquinas foram usadas em Mogi Mirim - SP na construção do ramal de Conchal pelo DER. O Sr. Ranulpho Pinheiro Lima, secretário da Viação e Obras Públicas, ficou impressionado com as máquinas, ao assistir as experiências realizadas, que, segundo ele, foi a melhor possível.
- Outro registro de 1941, mostra-nos o serviço de máquinas LeTourneau na construção do prolongamento dos trilhos da E. F. A. (Estrada de Ferro Araraquara) a Porto Presidente Vargas, ligando importante zona ao Porto de Santos.
- Nesta importante obra, destacam-se 08 carryalls LeTourneau e outras duas máquinas do mesmo fabricante. Outras 03 (três) unidades motrizes, denominados "Tournapulls", modelo C - equipado com carryalls modelo "LS" de 11 jd³, nas quais os visitantes da obra tiveram a oportunidade de ver em funcionamento, vieram pela primeira vez à América do Sul, sendo introduzida como pioneira na construção da E. F. A..
* A representação brasileira
- Em 1941, a Lion & Cia. Ltda foi nomeada como representante exclusiva para os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso da R. G. LeTourneau Inc. e outras marcas (La Plant-Choate Mfg. Co., Willamette Hyster Co., etc). Em 1944, a Sociedade Thela Comercial Ltda., foi distinguida com a representação da R. G. LeTourneau Inc. para os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás. A representação no Brasil compreendido pelos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal, foi confiada à Geovias Ltda.
- Tournapulls, tournatrailers, angledozers, bulldozers, scrapers, guindastes, rooters e guinchos eram distribuídos no Brasil.

 * A subsidiária brasileira
 - Em 23 de dezembro de 1953 era fundada a Tratores do Brasil S. A., filiada da LeTourneau-Westinghouse Company, Peoria, Estados Unidos. Eram diretores da empresa: Afranio Affonso Ferreira (diretor-presidente), Frank Harold Weis (diretor-secretário), além de Gentil Faria de Andrade e Raul Guedes de Mello (diretores).
 - A sede social da empresa era situada na Rua Visconde do Rio Branco, 301, 2º andar, sala 201, na cidade de Campinas.
* O anúncio da fábrica
- O anúncio oficial da construção da unidade fabril foi feita pela LeTourneu-Westinghouse Co., em Peoria, Illinois, Estados Unidos, conforme divulgado pela imprença em março de 1954. A empresa adquiriu na estrada de Limeira, dentro do município de Campinas, um terreno de 108.000 m², sendo a única no gênero no continente latino-americano.
- Conforme divuldado em setembro de 1954, com a execução do primeiro pavilhão (em andamento), o início de suas atividades eram incertas. Até essa data mencionada, havia um pedido de licença de importação das máquinas na SUMOC, aguardando autorização. Aos 23 de maio de 1955, a empresa comunicou a transferência de sua sede social para o edifício, recentemente construído, da fábrica na Via Anhanguera (trecho Campinas a Limeira).

- Em setembro de 1955 a empresa concluiu a construção de seus pavilhões (aparelhagem da unidade), entrando em produção no ano seguinte. Há quem diz, que em 1955, a empresa dava início a produção nacional, fornecendo peças de reposição e em seguida, a fabricação de alguns ítens das máquinas.
* A primeira máquina nacional
- No dia 15 de março de 1956, a Tratores do Brasil S. A. entregou as três primeiras máquinas fabricadas no Brasil, os tournarockes, de 22 toneladas. Robert L. Wollberg (diretor-gerente) da Tratores do Brasil, saudou os presentes e manifestou seu apreço e gratidão em entregar as primeiras unidades brasileiras.
- As 03 máquinas foram entregues a empresa Cavalcanti Junqueira S. A. que foram utilizados na construção da barragem do Rio paraíba, da Light & Power, em Santa Branca, São Paulo.
- Os tournarockers eram constituídos por duas partes: o tournapull (cavalo mecânico) e o Rear Dumps (este construído no Brasil).
- A fábrica de Tratores do Brasil S. A. era situada à Via Anhanguera, Km 106, cidade de Sumaré, comarca de Campinas, SP.
* A caminhada da empresa
- No dia 21 de novembro de 1956, a Tratores do Brasil entregou a Cia. Construtora de Estradas, dois tournapulls, equipados com "rear dumps". 


- Nesse ano, iniciou a produção de motoniveladoras ADAMS no Brasil. Dentre as suas características técnicas e funcionais, as primeiras motoniveladoras constituiram um marco decisivo no desenvolvimento do Plano Rodoviário Nacional.
- Diz um anúncio de outubro de 1957, que 88% dos elementos que integram a maior parte dos equipamentos da Tratores do Brasil S. A. são absolutamente nacionais. Em 1958, foi concluída a primeira etapa das obras de ampliação da unidade brasileira. Até agosto de 1958, por exemplo, o Brasil contava com 08 (oito) rede de distribuidores. Talvez, um dos distribuidores que mais se destacaram foi a Thela Comercial S. A..
- A Thela Comercial entregou a Construções e Comércio Camargo Corrêa S. A. o maior trator-pusher, o Twin C, fabricado pela LeTourneau-Westinghouse Co., além de disponibilizar para pronta entrega, a motoniveladora Adams 550.
- Os scrapers CT e DT (rebocáveis de 18 e 11 jd³), tournapulls C, tournatractors C e o dumptors 60, eram exemplos de máquinas fornecidas em nosso país.
- Em agosto de 1962, Tratores do Brasil S. A. apresentou o primeiro tournapull modelo C, nacional (constituído por componentes nacionais). A máquina tinha motor de 290 hp. e 2100 rpm, atingindo velocidade de até 40 km/h e pesava 20441 Kg (45000 Ib).
- A linha nacional da empresa, ademais do modelo apresentado, era compreendida pelo rolo compactador pé-de-carneiro W-2, os scrapers (CR, CT, BT, DT e DM) e os moto-escrêiperes Hancock C e D (que entraram na linha de produção a partir de 1963). Aos poucos, novos modelos de equipamentos foram introduzidos na linha de montagem brasileira.
- Em 1965, a Thela Comercial entregou a S. A. Paulista de Construções e Comércio a primeira de uma série das unidades "tournapull C" auto carregável, modelo 222, chegada ao Brasil.
- Essa máquina foi enviada a trabalho em São Manoel, na conclusão do trecho Igualdade - Santa Maria da Serra, que liga estas localidades à BR-34., além de colocar na Rodovia D'Oeste outra máquinas, do mesmo tipo, em demonstração.


- Até julho de 1969, a linha de máquinas para terraplenagem nacionais, eram constituídas por 05 modelos básicos: 2 tournapulls (séries diferentes), o trator-scraper C222F e 229F; e o scraper CT. O modelo Auto Carregável C222F tinha 318 hp e 21 jd³ de capacidade.
* A Wabco Brasil Equipamentos S. A.
- Aos 13 de abril de 1970, a Tratores do Brasil S. A. alterou sua razão social para Wabco Brasil Equipamentos S. A. e, posteriormente, em 16 de outubro de 1970, alterou para Wabco Brasil Equipamentos Ltda. Nesta época, a empresa abriu uma filial na capital paulista à Avenida Mofarrej, 401.


 * O desfecho da história
- Em 24 de setembro de 1982, a Müller S. A. assinou contrato de compra da empresa Wabco Brasil Equipamentos Ltda. Foram exatamente, 28 anos (1955 - 1982) de fabricação de equipamentos LeTourneau-Westinghouse e Wabco na América do Sul.
 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fotos: 5ª Edição da Colheita Antiga de Urdinarrain - Argentina

- No dia 18 de dezembro, domingo, foi realizado na Fazenda Tigrita uma festa muito especial! Além de exposição de antigas máquinas colheitadeiras e tratores, durante o evento essas máquinas são utilizadas como eram no passado. Desde o preparo da terra, plantio e finalmente a colheita do trigo, tudo é feito apenas com os tratores e máquinas de mais de 50 décadas atrás.

- A festa que já está na quinta edição é realizada anualmente em Urdinarrain - Argentina. Abaixo algumas fotos do evento, onde aparecem alguns tratores como o argentino Pampa, John Deere, Case, McCormick, entre outros.

- As informações retirei do blogdocaminhoneiro.com onde mais algumas fotos também podem ser conferidas. As fotos são créditos da rádio Cristal http://www.cristalurdi.com.ar/






segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Curiosidades: Fabricante de tratores MTZ - Belarus no Brasil

- A tradicional fabricante de tratores MTZ (Fábrica de Tratores de Minsk), localizada na Bielo - Rússia, cidade de Minsk, está com planos de instalar uma fábrica no Brasil, mais precisamente no estado de Goiás, e com previsão para 2013!

- No site http://www.belarus.com.br/ é mencionado a presença de tratores MTZ Belarus no Brasil nos anos 80 e 90, mas desconheço informações e fotos sobre estes modelos que vieram para o país. Talvez poucas unidades apenas para testes.



Goiás terá fábrica de tratores

Depois de 14 meses de negociações com o governo goiano, o embaixador da Bielo-Rússia no Brasil, Leonid Krupets, bateu o martelo e garantiu que a maior fabricante de tratores do mundo, a estatal MTZ Belarus, vai mesmo instalar uma unidade em Goiás. A pedra fundamental da fábrica será lançada nos próximos quatro meses, e deverá entrar em operação até 2013.

Ontem, o embaixador foi recebido em Goiânia, no Palácio Pedro Ludovico, pelo governador Marconi Perillo. Ele anunciou que o governo de seu País vai investir cerca de US$ 60 milhões na nova fábrica de trator em Goiás.

A cidade que vai abrigar a unidade fabril ainda não foi definida. Mas ontem à tarde, após o encontro com o governador, o embaixador, acompanhado do 1º secretário para assuntos econômicos da Embaixada da Bielo-Rússia e outros assessores, visitou o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).

Na próxima semana, o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, e o secretário para Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, vão se reunir com os representantes do governo da Bielo-Rússia, em Brasília, para falar dos incentivos fiscais oferecidos pelo governo de Goiás, das áreas disponíveis e também das questões ligadas às importações de tecnologia e equipamentos.

O secretário Alexandre Baldy adiantou que há possibilidade de a MTZ Belarus utilizar 75% das peças e acessórios da fabricação de tratores de fornecedores brasileiros e importar apenas 25%, através do Porto Seco de Anápolis.

Mercado

O embaixador Leonid Krupets disse que a decisão do seu governo em optar por Goiás para a instalação da fábrica de tratores se deve ao tamanho do território e a tradição econômica baseada na agricultura. "O território de Goiás é maior que o nosso país, e a economia, baseada na agricultura, é mercado ideal para os nossos tratores", disse.

A sede da MTZ Belarus está localizada na cidade de Minsk, na Bielo-Rússia. Ela é uma das maiores fabricantes de tratores do mundo, com produção de 70 mil unidades por ano, 90% delas exportadas para 150 países. A empresa estatal produz trator com preços a partir de R$ 20 mil, com 59 cavalos de força, e caminhões pesados usados na mineração (o maior deles com capacidade de carga de 280 toneladas, que chega a custar até US$ 4 milhões).

A MTZ Belarus é formada por um consórcio de sete fábricas, e emprega 30 mil pessoas. São produzidos mais de 100 modelos de tratores. "Essa fábrica tem 9% do mercado mundial", explicou Elie Chidiac. Está presente em mercados exigentes como Alemanha e Estados Unidos.

Negociações

As negociações com o governo da Bielo-Rússia para a instalação da fábrica de tratores em Goiás iniciaram-se em fevereiro do ano passado, quando o então governador Alcides Rodrigues visitou a fábrica, durante sua visita àquele País do leste-europeu.

Logo depois, em março, durante visita do presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko, ao Brasil, foi assinado com o governo de Goiás um protocolo de intenções para instalar uma unidade de tratores no Estado.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fotos: Exposição de tratores nos 60 Anos da Imigração Suábia no Brasil

- Exposição de tratores antigos na comemoração dos 60 Anos da Imigração dos Suábios do Danúbio para a colônia de Entre Rios - Guarapuava - Paraná. Eles são os fundadores da Cooperativa Agrária Agroindustrial.

- Já fazem uns anos os filhos dos imigrantes começaram a dar atenção aos tratores que desbravaram as primeiras áres das colônias, e logo o número de tratores e colecionadores aumentou! Tanto que para a comemoração dos 60 anos estiveram presentes na exposição 40 máquinas entre tratores, colheitadeiras e jeeps de uso agricola, muito utilizado na abertura e medição de áreas na época.

- Abaixo algumas fotos das marcas e modelos presentes ao evento: Normag, Fordson Major, MAN Ackerdiesel, Lanz Bulldog, Hanomag, Eicher Diesel, Zadrugar, Claas, Unimog, Deutz, Vistula, Landini, CBT, Zetor, Case e diversos outros.

- As fotos retirei do site: http://suabios.com.br/?page_id=2223








segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fotos Antigas: CBT 1000 da Prefeitura de Patu - RN

- O recém adquirido trator CBT 1000 da Prefeitura Municipal de Patu - RN, exibido em frente ao prédio da Prefeitura. Excelente foto, pois é muito difícil encontrar uma foto antiga que nos mostre um CBT 1000 novo, e ainda equipado com lâmina dianteira.

- Pelos adesivos do trator, era um dos primeiros CBT 1000 fabricados, ainda nas cores marrom e branco! Não sei precisar o ano, mas certamente anterior a 1970.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fotos Antigas: O Valmet no natal da loja Guidão de Ouro



- Esta foto ilustra o tema natalino da loja de bicicletas Guidão de Ouro, na cidade de Catanduva-SP. Nela aparece o trator Valmet 360 rebocando a carreta com o papai noel da loja. O ano era 1960, e o Valmet devia ser novinho em folha!

- A foto retirei da página da colunista Iara do carmo - http://www.iaradocarmo.com.br/ com a descrição:  Foto datada de 1960. Antonio Rondon Rodrigues (Toninho do Guidão de Ouro) pai de Marcelo e Márcio Costa, foi o 1º Papai Noel de Catanduva.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Propagandas Antigas: 1º Concurso de Tratoristas do Estado de São Paulo

- Arado AMCO o vencedor absoluto do 1º Concurso de Tratoristas do Estado de São Paulo.

- O título não tem muito a ver com a foto, mas coloquei ele exatamente para chamar e resgatar fotos e informações a respeito do tema que é o 1º Concurso de Tratoristas do Estado de São Paulo,  realizado pela Secretaria da Agricultura através do Departamento de Engenharia e Mecânica - DEMA.

- Foram 21 provas regionais em várias cidades do Estado, com a etapa final realizada de 13 a 16 de setembro (de que ano???) na Esalq, em Piracicaba-SP. Em primeiro lugar, juntamente com o arado AMCO, classificou- se o sr. José da Silva, agricultor de Cedral, região de São José do Rio Preto.

- Das 21 provas o arado AMCO venceu 17 delas. O arado AMCO é fabricado e garantido pela TERRAL S.A. Máquinas Agrícolas.

- Esta é uma propaganda antiga de época, coloco-a aqui apenas como curiosidade por envolver também o 1º Concurso de Tratoristas.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fotos Antigas: Desfile de Tratores em Taquarituba - SP

- Em uma época já marcada pelos tratores nacionais, os agricultores desfilavam na cidade de Taquarituba-SP em comemoração à 8ª Festa do Milho da cidade. O ano era 1968, e o desfile foi realizado para mostrar também o início da mecanização agrícola do município.

- Puxando a fila, um Valmet 600D, seguido de dois Massey. Lá no meio um Fiat, devia ser um 512. E lá no fundo mais algunas Massey-Ferguson e outros tratores não identificados.

- A foto tirei do blog Os Fios da Memória que conta um pouco da história de Taquarituba.