terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fotos: Festa da Colheita em Carambeí - PR

- A “Festa da Colheita” foi uma das atrações do Fórum Coop 2012 no dia 23 de novembro de 2012, sexta-feira, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais.

- A colheita de aproximadamente dois hectares de trigo mostrou aos participantes e visitantes as diferentes maneiras de colheita nos últimos cem anos. “Aqui mostramos os avanços tecnológicos que propiciaram o aumento da produção agrícola”, disse Franke Dijkstra.

Trator Massey Harris Pacemaker (O Avô dos tratores Massey Ferguson) pertencente a Massey do Brasil e em exposição no museu de Carambeí-PR.

- A colheita ocorreu de quatro formas diferentes, sendo a primeira delas manual, a segunda semi-manual, a terceira utilizando uma colheitadeira antiga puxada a trator e a última com uma colheitadeira que tem os mais modernos aparatos tecnológicos. “Desta forma fazemos todos notarem a diferença”, explicou o coordenador. Segundo ele, enquanto uma colheitadeira antiga conseguia colher duas toneladas por dia, a colheitadeira moderna consegue ter como resultado até 200 toneladas.

-Trator Deutz, alemão, de um cilindro a diesel, puxando ceifadeira Massey Harris.


- Além da colheita, outra atração que fez um resgate histórico foi a encenação do cotidiano do início dos anos 1900, que contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários, que caracterizados deram vida às instalações da Vila Histórica, que conta com diversos ambientes que mostram desde as atividades caseiras, industriais e religiosas. O Fórum Coop 2012 encerrou as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas no Paraná.



- Esta matéria me lembrou muito a postagem sobre a colheita antiga de Urdinarrain na Argentina - http://tratoresantigos.blogspot.com.br/2012/01/5-edicao-da-colheita-antiga-de.html

- Mais fotos da colheita podem ser vistas no álbum de fotos do Parque Histórico de Carambeí no Flickr www.flickr.com/photos/parquedecarambei/sets/72157632108215764/with/8221629340/

4 comentários:

Varrus disse...

Mais um excelente post que ajuda a resgatar a memória deste país. Lucas, parabéns!

Anônimo disse...

Quanto vale um trator desses atualmente? Eles tem um preço elevado por serem antiguidades, mesmo que não funcionem?

Anônimo disse...

O primeiro Massey Harris.. esqueci de citar qual rs

Eduardo disse...

Boa tarde tenho um trator Deutz ano 51 funcionando com manual do proprietário em alemão original gostaria de saber qual seria o valor. eduardo.kurtius@hotmail.com